Qual é a melhor hora do dia para tomar cafeína?

De acordo com a Organização Internacional do Café, também conhecida como OIC, o Brasil está entre um dos 20 países que mais consomem café no mundo. Um brasileiro consome, em média, 5,8kg de café por ano, mas qual será a melhor hora do dia para consumir cafeína?

Não tem jeito! O café caiu, de fato, no gosto do brasileiro. Para acordar? Café. No trabalho? Café. Depois do almoço? Café. Uma reunião? Café. Um encontro mais rápido com um amigo? Café. Beber café já faz parte da rotina no Brasil, sem dúvidas.

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

melhor hora do dia para consumir cafeína

Ás vezes, a única coisa que a gente precisa de manhã é tomar um belo café. Aliás, tem como pensar em qualquer coisa antes da primeira xícara de café? Tudo parece mais lento e difícil antes do cafezinho, não é mesmo?

O que muita gente não sabe é que essa xícara de café de manhã pode não fazer tão bem ao nosso corpo quanto a gente imagina. Sério! Consumir cafeína logo cedo não é o momento ideal.

E quem diz isso é o neurocientista Steven L. Miller. Cada vez mais estudos científicos dedicados ao consumo de cafeína mostram que beber café como uma das primeiras coisas do seu dia não é a melhor escolha.

Agora você deve estar pensando:

Ai, meu Deus, como eu vou ficar sem o meu café de manhã?

Por favor, não feche a página! E não se preocupe! Você não precisa, de forma alguma, parar de tomar café – de manhã ou durante o dia -. Basta apenas pensar em outras alternativas para que a cafeína seja uma aliada do seu corpo e da sua rotina.

Por isso, vamos discutir sobre como manter o café no seu dia a dia sem fazer tão mal ao seu corpo, ok? Vamos lá!

A cafeína e o nosso relógio biológico

O Dr. Miller dedica-se ao estudo da Cronofarmacologia, ou seja, como as drogas e determinadas substâncias interagem, efetivamente, com os ritmos naturais do nosso sistema biológico.

O nosso relógio biológico, portanto, possui uma certa rotina que pode ser modificada através de determinadas substâncias ou até mesmo de outros fatores externos e naturais, como a luz do dia, por exemplo.

Pense em duas situações: na primeira, imagine um dia mais quente e ensolarado. Na outra, um dia nublado, mesmo sem garoa. Em qual dos dois você estará mais disposto? Dias nublados são “perfeitos” para ficar na cama assistindo Netflix, não é mesmo?

Isso acontece, justamente, porque a luz do dia é um dos mais importantes reguladores do relógio biológico. Esse relógio também determina fome, sono e outras programações do corpo.

Outro exemplo é quando você muda de fuso horário. O seu corpo se adaptou com uma rotina determinada e, ao viajar para lugares distantes, com fuso horários muito diferentes, você pode ficar sem sono a noite ou ter os horários de refeição desregulados.

Ao acordar, o nosso corpo produz uma substância chamada cortisol. Esse é o mesmo esteroide produzido pelo seu organismo nos momentos em que você está estressado ou atento. É o cortisol que deixa você alerta.

Apesar de todo mundo ter uma rotina individual, estudos mostram que o nosso corpo possui, em geral, um aumento natural de cortisol entre 8 e 9 da manhã.

Ou seja, se você tomar café nesse horário, a cafeína consumida será, basicamente, desperdiçada. Por que? Porque ela também faz aumentar o nível de cortisol do seu corpo.

Por que (não) tomar café muito cedo?

O cortisol, além de deixar alerta, também pode aumentar a ansiedade. Por isso, se você for uma pessoa ansiosa e beber café quando o que corpo está com um pico de cortisol, há chances do seu organismo reagir com mais ansiedade.

Como o seu corpo estará no pico de cortisol, você também poderá desenvolver uma tolerância à cafeína. Isso significa que, para ter o mesmo efeito, você precisará de cada vez mais cafés e receberá cada vez menos retorno.

Então você deve para de consumir cafeína de manhã? Não! Não é bem assim.

Qual é a melhor hora para tomar cafeína de manhã?

Uma alternativa é esperar algumas horas para consumir cafeína. Você pode tomar café, por exemplo, após as 9 horas e até as 11h30. Certamente, seu corpo irá reagir de forma muito mais eficiente.

Entretanto, buscando o seu bem-estar, caso você pretenda mudar a sua rotina de consumo de cafeína, faça isso de maneira mais lenta. Não mude de uma vez, repentinamente, pois o seu organismo poderá responder com fadiga e cansaço.

E para quem acorda muito cedo?

Se você acorda muito cedo, pode estar se perguntando: mas até as 9 horas da manhã eu já fiz um monte de coisas! O que eu faço?

Ainda que você acorde de madrugada, mesmo antes do sol nascer, as pesquisas apontam que você possui um aumento de cerca de 50% na produção normal de cortisol. Por isso, o ideal é esperar algumas horas para, então consumir cafeína.

melhor hora do dia para consumir cafeína

E beber café a tarde?

Segundo as pesquisas de Miller, o corpo possui alguns ciclos e picos no que diz respeito à produção de cortisol. Assim, a tarde o seu corpo também produzirá mais cortisol. Em geral, entre 12h e 13h.

Então, sim, um cafezinho depois do almoço é ótimo! Ou então a tarde, quando você faz uma pausa nos estudos ou no trabalho.

Ao consumir café a tarde, pense, também, no horário que você quer dormir. O ideal é tomar café até 6 horas antes de dormir. Ou seja, se você pretende dormir as 22h, tome café, no máximo, até as 16h, ok?

Tomar cafeína a noite: evite!

Não é novidade que tomar café a noite pode, literalmente, acabar com o seu sono. Isso acontecer por alguns motivos:

  • A cafeína atrasa a produção de melatonina, hormônio que auxilia o seu corpo a ter uma boa noite de sono.
  • Além disso, a cafeína também é bloqueia os receptores de adenosina, que permitem que o cérebro identifique o sono.

Com cafeína no organismo, é muito difícil conseguir descansar e ter uma noite de sono profundo. E o corpo, sem dúvidas, precisa dessas horas de descanso, pois o nosso organismo vai gastando energia ao longo das atividades e da nossa rotina.

Muita gente acaba tomando café a noite para se manter acordado e cumprir prazos de trabalho ou estudo durante a madrugada. Entretanto, procure evitar fazer esse tipo de coisa.

Para manter a saúde do seu organismo, você também precisa manter uma rotina saudável de sono. Algumas pessoas, para garantir uma boa noite de sono, como o Dr. Drauzio Varella, evitam o café nas oito horas anteriores ao horário de dormir. Essa, portanto, pode ser uma boa estratégia.

Qual é a melhor hora do dia para tomar cafeína?

Para resumir então, nós temos:

  • Manhã: entre 9h e 11h30
  • Tarde: entre 13h e 17h
  • Noite: evitar

Você não precisa, de forma alguma, parar de beber café. O ideal e mais saudável para o seu relógio biológico é apenas fazer algumas pequenas adaptações na sua rotina, como esperar algumas horas após acordar e evitar de tomar café no final da tarde para ter uma boa noite de sono.

Lembre-se, também, de fazer essa mudança de maneira mais lenta, sobretudo para não causar estresse no seu organismo ou algum impacto negativo na sua rotina, pois a gente sabe que o cansaço atrapalha a produtividade e até mesmo o nosso humor.

Por fim, evite beber cafeína nos horários em que o seu organismo produz mais cortisol, logo após acordar, entre 08h e 09h e entre 12h e 13h, ok?

Tenha o café como aliado do seu corpo, para além de uma bebida prazerosa e cheia de sabor.

Assine a nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em primeira mão, diretamente no seu e-mail!

E se você é um apaixonado por café, não deixe de conferir o nosso artigo sobre como encontrar o melhor café mundo. Clique aqui!

Artigos Recomendados

Descubra como preparar café manualmente

Como preparar o seu café de forma manual             Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua …

Café Descafeinado – Eliminando a Cafeína

Café descafeinado Eliminando a cafeína O café descafeinado é para algumas pessoas uma boa alternativa ao café expresso normal com a particularidade da cafeína ter sido removida. O cafe expresso é uma das bebidas mais …

Comprar café barato é mau para o mundo global

Comprar café barato é ruim para o mundo global ? As pessoas, de uma forma geral, possuem em suas mãos uma arma muito valiosa, capaz de definir o sucesso ou o fracasso de uma marca, …

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema!

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema! Você gosta muito de tomar café, mas, após uma xícara, acaba sentindo um certo desconforto, acertei? Não se preocupe, pois hoje …

Qual é a melhor hora para tomar cafeína ?

Qual é a melhor hora do dia para tomar cafeína? De acordo com a Organização Internacional do Café, também conhecida como OIC, o Brasil está entre um dos 20 países que mais consomem café no …

Scroll to Top