Descubra tudo sobre o café expresso Ristretto

Ristretto é um termo italiano que significa “encurtado” ou “estreito”, ou o equivalente a um “café serré” em francês e, podemos considerar que está bebida é um completo oposto do café expresso. 

A proporção café/água desta bebida é cerca de 50% menos águas do café expresso, como resultado, ela é tipicamente mais forte que seu equivalente, pois há menos água na xícara para diluir a força do café, por isso muitas vezes ele é chamado de ristretto intenso. 

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

ristretto

Como não há tantos sabores sendo diluído, o sabor geral do cafe expresso ristretto é mais equilibrado e os sabores são igualmente misturados. Assim, conheça mais abaixo sobre o ristretto.

Como é feito o ristretto?

O café expresso é usado para fazer um expresso ristretto, mas, embora haja a mesma quantidade de café na xícara, há muito menos quantidade de água (cerca da metade da quantidade de uma injeção regular de café expresso). O café moído é puxado através de um moedor fino, chamado porta-filtro, para produzir uma xícara de café mais concentrada. 

Como a dose é curta, difere de um café expresso regular tanto no sabor quanto na composição química. Difere em termos de três componentes principais:

  1. Balanças diferentes
  2. Níveis de concentração
  3. Possui menos extratos totais

Normalmente, os ristretos são ingeridos, sem adição de leite ou mais água, dando uma sensação mais ousada à bebida, mas comparado aos expressos, os ristretos não são tão amargos.

Quanta cafeína possui um copo de expresso ristretto?

Como um ristretto é filtrado várias vezes através de um porta-filtro antes de chegar ao seu copo, normalmente há menos cafeína. Todos os óleos essenciais, sais e minerais encontrados no grão de café são reduzidos, pois foram alterados várias vezes. 

Comparado a um café expresso, normalmente servido em uma xícara de 30 ml, um expresso ristretto é servido em uma xícara de 20 ml, deixando menos espaço para a cafeína. Uma dose única poderia ter cerca de 33 mg de cafeína, enquanto uma dose dupla de teria 66 mg de cafeína.

Como fazer um ristretto?

Alguns baristas e cafeterias gostam de puxar um café deste tipo de maneira semelhante ao café expresso. Outros gostam de diversificar um pouco.

Lembre-se de que todas as doses de expresso ristretto usam a mesma dose de café seco, pressão da água e temperatura da água que um café expresso. Por outro lado, eles usam menos água. Para explicar isso, algumas cafeterias pedirão aos seus baristas que parem a cena após apenas 15 segundos. Outros pediram que eles moam mais finamente, levando um tempo semelhante ao do café expresso.

Obviamente, todos esses números são diretrizes gerais. Todo café é único, e suas receitas de café expresso e ristretto também devem ser. Os cafés da terceira onda devem experimentar para encontrar o tempo, a dose, a proporção de água, a temperatura e muito mais adequados para cada café. Isso garantirá um melhor sabor e sensação na boca.

Consegue reconhecer a diferença de sabor entre um ristretto e expresso ?

A maior e mais importante diferença entre os dois é o sabor. Primeiro, vamos examinar um pouco a teoria da extração e do sabor.

O corpo, ou sensação na boca, é determinado pelo café verde, estilo de torrefação e método de fermentação. Tanto no café expresso quanto no expresso ristretto, a alta pressão cria uma sensação viscosa e xaroposa.

No entanto, diferentes compostos de sabor e aroma são extraídos em momentos diferentes. Primeiro você terá sabores suaves (pense em bebida gelada), seguidos de acidez, doçura e equilíbrio e, finalmente, amargura. Isso significa que, com uma bebida deste tipo, você está restringindo a quantidade de compostos amargos que podem aparecer. Assim, deve ser uma xícara de café mais doce e mais intensa.

Também adiciona um risco extra. Enquanto puxamos nossos ristretos para destacar os aspectos mais agradáveis ​​do café expresso, também temos um risco maior de subextração. Os cafés sub extraídos podem ser excessivamente azedos e desagradáveis. Portanto, é realmente importante que o equilíbrio certo seja encontrado. Você precisa controlar o tamanho da moagem e o tempo de preparo para extrair a doçura máxima do café.

Também é importante observar que a acidez no café nem sempre é necessariamente uma marca de café ruim. De fato, torrados mais leves tendem a ter mais acidez, pois permitem que mais café em si, seja floral ou frutado, se destaque. O mesmo acontece com certas origens. Assim, tudo se resume a usar a receita certa de ristretto para o café certo.

Entretanto, confira mais algumas diferenças entre um café expresso e um expresso ristretto:

Sabor

Primeiro, é importante observar que numa bebida deste não é o mesmo que simplesmente cortar um tiro regular curto. A quantidade reduzida de água realmente afeta o sabor geral do café expresso.

Extra concentrado

Como há menos água empurrada através do porta filtro, a atração é significativamente mais concentrada. Os baristas não costumam diluir essa bebida com água ou leite, então um temos um gosto muito mais intenso de uma xícara de café expresso: mais ousada, cheia, com mais corpo e menos amargura.

Saldo

Aqui está uma breve lição sobre a química do café: quando expostos à água quente, diferentes compostos do café se dissolvem a taxas diferentes. Assim, os que se dissolvem mais rapidamente são mais proeminentes em uma bebida deste tipo do que os mais lentos que normalmente estão associados à extração excessiva.

Extratos

Na mesma linha, menos extratos de café aparecem em um ristretto. O mais notável é a cafeína. O menor teor de cafeína de um cafe expresso ristretto também contribui para o fato de que esta bebida é geralmente servida sem diluição.

cafe ristreto

Ristretto vs Expresso: Qual é o Melhor?

Bem agora que você já entendeu a diferença entre um café expresso e um expresso ristretto, você deve estar se perguntando qual é melhor. Neste confronto de café, a melhor bebida se resume ao seu gosto pessoal.

Se você procura uma forma fácil de beber expresso, esta é uma ótima opção. Você pode apreciar a doçura e intensidade acentuadas em uma forma menor (mas com a mesma dose de cafeína). Por outro lado, um café expresso pode oferecer uma xícara mais complexa, com leves notas de amargura.

E as bebidas à base de leite?

Um café expresso ristretto é tradicionalmente bebido na sua forma original, mas cada vez mais um número crescente de cafeterias está usando-o em suas bebidas à base de leite (cappuccino, café com leite e etc.). E os resultados são ligeiramente diferentes dos de um café expresso.

As bebidas à base de leite são mais doces e cremosas, mas lembre-se de que o ristretto intenso já é mais ousado, doce e mais intenso. O leite exagera ainda mais a doçura em uma bebida à base deste tipo do que em uma bebida à base de café expresso.

No entanto, algumas pessoas não gostam de ristretos levemente torrados em bebidas de leite, especialmente se for um pouco subextraído.

O Lungo: Além do Ristretto e Expresso

Agora que sabemos que um café expresso ristretto é, vagamente, uma versão mais curta e mais doce de um café expresso, agora apenas para aprender mais sobre café, vamos nos familiarizar com o lungo.

Em italiano, lungo significa “longo”. Basicamente, é o oposto de uma bebida deste tipo, pois, em vez de usar menos água, você usa mais por um tiro mais longo. Isso pode levar a mais amargura (lembra-se da teoria da extração que vimos anteriormente), Mas alguns também argumentam que ela permite mais complexidade de sabor no copo.

Como beber um café ristretto intenso?

Esqueça o leite espumoso, porque essa bebida é tradicionalmente consumida como um tiro preto. Mas, você pode consumir um ristretto intenso único ou duplo como base para seu café com leite ou cappuccino.

Qual você deve escolher?

Em outras palavras, qual é melhor, Expresso ou ristretto?

Tudo depende do seu gosto, realmente. 

Se você gosta da intensidade de um ristretto intenso ou do sabor suave de um café expresso. É sempre divertido experimentar sabores e vários métodos de café, o que importa é aproveitar o máximo dessa deliciosa bebida.

Artigos Recomendados

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo!

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo! Está preparado para descobrir como e onde encontrar o melhor café do mundo? Se você é amante de uma boa xícara de café, definitivamente, …

O café descafeinado tem cafeína? Descubra a verdade sobre o descafeinado

O café descafeinado tem cafeína? Descubra toda a verdade sobre o descafeinado Se você está aqui, é bastante óbvio que adora café. Afinal, o café é uma das bebidas mais populares em todo o mundo. …

Descubra o café Macchiato

Descubra o café macchiato Espuma, leite e café expresso. Apenas esses três ingredientes podem formar pelo menos quatro bebidas diferentes, familiares aos consumidores de café em geral. Ingredientes simples que ajustados à perfeição e sabor …

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema!

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema! Você gosta muito de tomar café, mas, após uma xícara, acaba sentindo um certo desconforto, acertei? Não se preocupe, pois hoje …

Descubra tudo sobre o Café Expresso Ristretto

Descubra tudo sobre o café expresso Ristretto Ristretto é um termo italiano que significa “encurtado” ou “estreito”, ou o equivalente a um “café serré” em francês e, podemos considerar que está bebida é um completo oposto …

Scroll to Top