Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo!

Está preparado para descobrir como e onde encontrar o melhor café do mundo? Se você é amante de uma boa xícara de café, definitivamente, não pode perder essas informações.

O Brasil tem um mercado de café em constante crescimento. O que não nos falta são opções. Café passado na hora, coado, expresso, cappuccino, café com leite, macchiato, moca, latte, amaretto e enquanto você leu isso, provavelmente centenas de xícaras foram degustadas.

melhor cafe do mundo

Em todo o país, a Associação Brasileira de Indústria do Café estima que existam mais de 3,5 mil cafeterias, sem contar, é claro, aquelas mais informais. Imagine, então, quantas existem no mundo! Encontrar o melhor café do planeta parece quase impossível, não é mesmo? Mas não é!

Quer saber como encontrá-lo? Leia este artigo até o final!

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

Como encontrar o melhor café do mundo

A resposta parece muito mais difícil do que realmente é. Você encontrará o melhor café do mundo na embalagem, se você entender e souber exatamente o que e como procurar.

O melhor café do mundo é uma opinião muito pessoal, mas, sabendo identificar os elementos e como isso influencia na qualidade e no frescor do café, você, certamente, terá um caminho muito mais prazeroso na busca pelo café ideal.

Na hora de comprar café, veja a embalagem do produto e confira os elementos a seguir.

Data da torrefação

A data de torrefação indica quando o grão de café foi torrado. Em geral, o café possui entre 2 ou 3 semanas de frescor após ser torrado antes desses da qualidade começar a diminuir. Dessa forma, se você comprar um café que foi torrado há mais de 3 semanas, ele não terá o mesmo frescor que o café torrado na semana passada.

O café fresco é melhor porque ele mantém o sabor, o aroma, o frescor e a qualidade maravilhosamente preservados. Assim como qualquer outra substância orgânica, com o tempo, as moléculas do café se quebram e ele vai perdendo essas características.

Perfil sensorial

Quanto mais clara fora a descrição do sabor e aroma na embalagem do café, mais confiável é a empresa que realizou a torrefação. Isso porque existem café com sabores específicos e ter essa clareza na informação irá prepará-lo para uma melhor experiência ao beber o café.

Ao comprar café, você pode checar quais são as opções de sabores e aromas e, assim, escolher aquele produto que mais agrada ao seu paladar. Existem vários tipos de opções. Veja algumas propostas pela SCA (Specialty Coffee Association) que podem ajudá-lo na hora de comprar café:

  • Assado: cereal, queimado
  • Frutado: frutas vermelhas, secas, cítricas
  • Doce: baunilha, caramelizado, vanilina
  • Especiarias: cravo, canela, noz, anis, pimenta

Transparência na origem

As pessoas podem até não se preocupar muito com isso, mas a verdade é que a origem do café diz muito sobre que tipo de produto esperar. E é muito importante que esse tipo de informação esteja presente na embalagem do café.

Além disso, é muito mais prazeroso contar com um café produzido por pessoas que possuem orgulho de suas histórias, origens, práticas de fornecimento e parcerias. Pense na seguinte lógica: quanto maior a transparência da torrefadora, maior a probabilidade de comprar um café de qualidade.

É claro que essas características não determinam que o produto é o melhor café do mundo, mas, sem dúvidas, elas são um caminho mais seguro para um produto de qualidade maior em relação a milhares de opções que você encontrará por aí.

Uma dica importante: o melhor café do mundo não estará nas prateleiras dos supermercados, ok?

melhor cafe do mundo

Se você quer encontrar melhor café do mundo, evite essas características:

Se uma embalagem de café tiver algum tipo de informação como as características a seguir, fique mais atento e evite, pois esse é um sinal de que nenhuma delas contém o melhor café do mundo!

O melhor café do mundo não precisa ser identificado como “gourmet” ou “premium”

Em um mundo cada vez mais “gourmetizado”, se você tiver a chance de fugir de produtos com esse termo, fuja! Muitas vezes, essas são palavras utilizadas na embalagem apenas para oferecer um custo maior ao consumidor sem, necessariamente, promover algum diferencial.

O café premium, por outro lado, é uma palavra mais utilizada, inclusive por produtos com uma qualidade maior, como o café verde. Porém, você corre o risco de provar um produto que, apesar de ter sido anunciado dessa maneira, não corresponder às suas expectativas. Assim, fique muito atento à sua escolha, ok?

Data de validade

Sinto informar, mas um café com data de validade é uma das maiores enganações. Nenhum café mantém sua qualidade, aroma e frescor em 3 ou 4 meses. Nenhum!

Por isso, se você comprar café com esse tipo de data de validade, sinto muito, mas ele não será o melhor café do mundo. Lembre-se, o café consegue manter suas características por até 3 semanas.

O melhor café do mundo não precisa de descrições clichês

Existem alguns perfis sensoriais de café muito comuns e muito clichês, como chocolate amargo, cítrico ou outros desses sabores mais comuns de maneira mais “fácil”, desconfie, pois possivelmente ele não foi torrado com tanto cuidado.

Caso você queira entender um pouco mais sobre as embalagens de café, confira o nosso artigo detalhado e aprenda a ler a embalagem de café como um barista. Clique aqui.

O lugar certo para comprar café

Como vimos anteriormente, possibilidades para comprar e degustar café não faltam no Brasil, entretanto, se você está realmente a procura do melhor café do mundo, precisa estar atento a algumas dicas. Confira:

Não vai encontrar o melhor café do mundo numa Cafeteria local

É cada vez mais comum encontrar cafeterias especializadas em diferentes tipos de bebidas. Apesar de encontrar locais com cafés horríveis e, por vezes, muito caros, você também encontra estabelecimentos que podem te surpreender.

Procure por locais que trabalhem com café moído na hora ou em lotes e evite e a todo custo lugares que trabalhem com café pré-moído, pois esses são grãos muito velhos.

Algumas cafeterias, inclusive, optaram por adquirir sua própria torrefadora. Isso, sem dúvidas, faz toda a diferença na hora de degustar a sua bebida. Quem sabe não é nessa cafeteria local que você encontra o melhor café do mundo?

Locais que torram café

Existem locais que não necessariamente vendem as bebidas, mas que torram o café. Ou encontrar cafeterias que torram o próprio café e que vendem em embalagens. Nesse caso, é só alegria!

Além de encontrar um local que produz um excelente café, você ainda pode levar o pó para a sua casa ou trabalho e degustar de uma ótima bebida ao longo do dia.

Em alguns casos, essas embalagens podem não possuir todas as informações que dissemos anteriormente, mas, felizmente, eles estarão lá. Por isso, pergunte sobre as características do café, parcerias com agricultores e especificidades dos produtos. Acredite, será uma experiência muito legal!

Assinatura de café fresco

Essa é a possibilidade de encontrar não o melhor, mas os melhores cafés do mundo! E a maior vantagem: sem precisar sair de casa! É isso mesmo, os melhores cafés do mundo vão até você!

A assinatura online permite a degustação de um café com a qualidade que você não vai encontrar em lojas e supermercados. Para isso, basta fazer uma assinatura de café online.

Você recebe o carré torrado, fresquinho e muito saboroso direto na sua casa. Quer saber como? Clique aqui.

Artigos Recomendados

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo!

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo! Está preparado para descobrir como e onde encontrar o melhor café do mundo? Se você é amante de uma boa xícara de café, definitivamente, …

Descubra tudo sobre o Café Expresso Ristretto

Descubra tudo sobre o café expresso Ristretto Ristretto é um termo italiano que significa “encurtado” ou “estreito”, ou o equivalente a um “café serré” em francês e, podemos considerar que está bebida é um completo oposto …

Descubra como preparar café manualmente

Como preparar o seu café de forma manual             Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua …

Café Descafeinado – Eliminando a Cafeína

Café descafeinado Eliminando a cafeína O café descafeinado é para algumas pessoas uma boa alternativa ao café expresso normal com a particularidade da cafeína ter sido removida. O cafe expresso é uma das bebidas mais …

Conheça as 5 formas de tornar o seu café mais ecológico

Conheça as 5 formas de tornar o seu café ecológico No artigo de hoje iremos falar sobre como tornar o café ecológico. O mundo passou por um período muito egoísta, onde cada um só pensava …

Scroll to Top