O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema!

Você gosta muito de tomar café, mas, após uma xícara, acaba sentindo um certo desconforto, acertei? Não se preocupe, pois hoje você vai conhecer 3 motivos pelos quais o café perturba o seu estômago e, o melhor, como revolver esse problema!

Um cafezinho é sempre bem-vindo, não é mesmo? Principalmente de manhã, para acordar de verdade e se preparar para um bom dia. Aliás, você sabia que, apesar do brasileiro amar tomar uma boa xícara de café ao acordar, esse não é o melhor momento para consumir cafeína?

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

Caso você queira entender o porquê, preparamos um artigo especial com todas as razões e alternativas para você, que quer ter um dia produtivo e saudável, mas sem abrir mão do “pretinho”. Clique aqui.

estômago sensível ao café

O café, apesar de trazer benefícios para a saúde, como a redução dos riscos de alguns tipos de câncer, de melhorar o metabolismo e até mesmo o fígado, também tem um lado muito ruim: o incômodo no estômago.

Para os amantes de café e que sofrem com os efeitos da cafeína, temos uma boa notícia: você não vai precisar para de tomar café! Embora algumas razões estejam fora do nosso controle, outras não.

Pronto para conhecer as razões e como aproveitar ao máximo a sua bebida sem sentir muito desconforto? Vamos lá!

Seu estômago é sensível ao ácido do café

Nesse momento é preciso lembrar um pouco das aulas de biologia. O nosso sistema digestivo trabalha através de ácidos, certo? Eles são os responsáveis por decompor tudo o que consumimos.

Não tem jeito, nós precisamos desses ácidos para que o nosso organismo funcione corretamente e produza a energia necessária para realizar as atividades do dia a dia. Por outro lado, o excesso desses ou de algum ácido em específico pode causar sintomas desconfortáveis.

E é exatamente isso que pode acontecer com você. Como o café é uma bebida mais ácida, esses índices aumentam em nosso corpo e, assim, podemos ter alguns sintomas como:

  • Inchaço
  • Arroto
  • Cólicas
  • Desconforto
  • Desidratação

Ao procurar os impactos da cafeína em nosso organismo, também é possível encontrar uma relação entre o café e o refluxo gástrico. Entretanto, ainda não há um consenso clínico sobre isso.

O que fazer?

Quando você se apercebe que o estômago é sensível ao café. A primeira coisa que você precisa fazer, nesse caso, é uma espécie de teste. Isso é importante para que você entenda realmente qual é o problema e verifique se, nesse caso, o seu estomago é sensível ao ácido do café (e de outras bebidas em geral).

Por isso, procure cortar, durante alguns dias, algumas bebidas mais ácidas e verifique se você sente alguma diferença em relação aos sintomas.

Dessa forma, elimine temporariamente bebidas como suco de frutas, refrigerantes a base de cola, sucos de frutas cítricas, as bebidas esportivas, álcool e o café (você consegue!).

Como lidar com o estômago sensível ao ácido do café?

Se você fez o teste e percebeu que o problema é, de fato, o ácido e quer continuar tomando o seu cafezinho, faça o seguinte:

  • Procure cafés com baixa acidez – essa é uma opção para quem percebeu que é sensível e quer reduzir os sintomas. Basta optar por grãos de café que estão em uma escala menor de acidez. Descubra aqui como ler embalagens de café como um barista e escolher o melhor para você.
  • Café gelado – parece loucura, eu sei. Muita gente ama o café quentinho e não está muito acostumando com o “cold brew”, como é conhecido o café gelado. A verdade é que essa pode ser uma ótima alternativa porque a água fria reduz até 66% da acidez do café! Caso você queira mesmo tomar um café quente, pode preparar uma espécie de concentrado em água fria e, depois, acrescentar a água quente.

Você também pode equilibrar o consumo de bebidas ácidas. Talvez diminuir um pouco de álcool ou de refrigerante.

O grande problema no desconforto no estômago é, em geral, causado não pelos ácidos, mas pela própria cafeína.

Seu estômago é sensível à cafeína do café

A cafeína presente no café também faz com que o seu organismo produza mais ácidos. E o resultado disso? Mais ácidos no seu organismo e mais sintomas negativos no seu corpo.

Independente do ácido, o corpo humano tende a ser mais sensível à cafeína. A própria molécula de cafeína já é considerada, em muitos casos, algo que irrita o estômago. Isso acontece porque ela força o estômago a trabalhar mais, como se precisasse expulsar rapidamente cada uma das moléculas de cafeína do seu corpo.

Lembre-se que a cafeína também está presente em alguns refrigerantes e chás.

estômago sensível ao café1

Como lidar com o estômago sensível à cafeína?

  • Consumir café descafeinadovocê pode até ter revirado os olhos agora, mas a verdade é que existem muitos descafeinados com qualidade especial e que podem ser consumidos de maneira muito prazerosa também.
  • Reduzir o número de cafezinhos durante o dia – pode parecer difícil, mas também é uma boa alternativa para que quer reduzir os sintomas sem abrir mão do café. Se você conseguir, por exemplo ficar 48 horas sem a bebida, pode ser ainda melhor, pois estudos mostram que durante essas pausas o tecido do estômago se recupera – como se a cafeína, de alguma maneira, alterasse as condições naturais dos tecidos estomacais.
  • Coma uma banana – Oi? Isso mesmo! As bananas são alimentos alcalinos e podem cancelar os ácidos extras da cafeína. Além disso, ela possui outras substâncias que “acalmam” o estômago.

Você está tomando café de estômago vazio

Nessa altura, você já deve ter percebido que tomar café de estômago vazio, definitivamente, não é a melhor escolha, certo? Talvez o seu problema seja exatamente esse.

Ao acordar, se você toma o seu café sem comer nada, você certamente terá problemas. Já percebemos que essas moléculas e ácidos perturbam o estômago naturalmente. Imagine quando elas chegam ao estômago sozinhas? Pobre estômago…

O que fazer?

Bom, aqui está claro, certo? Nunca tomar apenas o café durante a manhã.

Faça testes. Combine o café com um pão, com cereal ou outros alimentos. Veja o que te deixa menos confortável. Se ainda assim não resolver ou amenizar, procure inserir banana no seu café da manhã.

Como amenizar os sintomas do café no estômago?

Ou seja, para diminuir os sintomas, você precisa:

  1. Conhecer o seu corpo e entender o que está causando os sintomas
  2. Equilibrar o consumo de cafeína
  3. Buscar cafés menos ácidos

Caso os sintomas não diminuam, o ideal, sempre, é buscar um acompanhamento médico, ok? Alguns casos exigem um tratamento clínico mais cuidadoso, então fique atento!

Quer ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre café e receber tudo diretamente no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter!

Artigos Recomendados

Descubra tudo sobre o Café Expresso Ristretto

Descubra tudo sobre o café expresso Ristretto Ristretto é um termo italiano que significa “encurtado” ou “estreito”, ou o equivalente a um “café serré” em francês e, podemos considerar que está bebida é um completo oposto …

Descubra como preparar café manualmente

Como preparar o seu café de forma manual             Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua …

Café Descafeinado – Eliminando a Cafeína

Café descafeinado Eliminando a cafeína O café descafeinado é para algumas pessoas uma boa alternativa ao café expresso normal com a particularidade da cafeína ter sido removida. O cafe expresso é uma das bebidas mais …

Conheça as 5 formas de tornar o seu café mais ecológico

Conheça as 5 formas de tornar o seu café ecológico No artigo de hoje iremos falar sobre como tornar o café ecológico. O mundo passou por um período muito egoísta, onde cada um só pensava …

Será que a cafeína desidrata você (e confira como resolver)

A cafeína desidrata você (e confira como resolver) Um cafézinho cai bem em quase todas as horas do dia, não é mesmo? Seja no café da manhã, em uma reunião de negócios, na pausa do …

Scroll to Top