Aprenda como ler os rótulos da embalagem de café corretamente

Você sabe que o Brasil é um dos maiores consumidores de café do mundo ? E que essa bebida já faz parte do dia a dia dos brasileiros não é novidade para ninguém.

O mercado já percebeu o sucesso da bebida no país e, por isso, lança a todo momento novas opções, mas como escolher o melhor café?

Hoje vamos aprender como ler os rótulos da embalagem de café corretamente.

embalagem de café

Certamente você já foi ao mercado ou então a uma cafeteria e ficou olhando, na prateleira, uma infinidade de opções de cafés. Nessa hora a dúvida bate, não tem jeito. São diferentes embalagens, nomes estranhos e características que você nunca viu.

Como escolher, então, o café?

Você não precisa pegar qualquer um ou o que parece, pela embalagem, nome ou característica, ser o mais saboroso.

Agora você vai aprender a ler as embalagens e, principalmente, ficar atento às dicas e truques que as empresas utilizam para fazer com que determinado produto pareça ser melhor do que realmente é.

Vamos lá?

Os 5 truques mais comuns numa embalagem de café

A partir de agora será muito mais difícil ser enganado por aquela embalagem bonita que tem um café horrível. Vamos às principais características das embalagens:

1 - O frescor do café

Muitas embalagens de café, sobretudo aquelas das prateleiras de supermercado, possuem uma mensagem sobre seu pó ser fresquinho e muito saboroso. Mas, na verdade, isso é uma grande mentira. 

Ao contrário do que muita gente pensa, o café, assim como qualquer outra substância orgânica, sem sua composição alterada com o passar do tempo.

Isso significa que após a terceira semana, o produto começa a perder características importantes como aroma, sabor e frescor. 

Se o café torrado vem naqueles grandes sacos, o cenário é ainda pior: após abrir o saco, em cerca de 30 minutos o café perde grande parte de suas características. 

Uma dica importante para quem quer evitar esse tipo de surpresa é checar a data de validade do café. Se ele estiver com uma data de validade para 3 ou 4 meses, ou até mais – dependendo da empresa -, evite levá-lo para casa.

2 - O sabor e o aroma do café: o que você precisa saber

Café doce? Floral? Cítrico? Acidez presente ou algo mais suave? O que você prefere? 

Quando o assunto é café, especificamente o aroma e o sabor, você pode ficar ainda mais confuso, pois de acordo com a Specialty Coffee Association (SCA), existem mais de 111 opções!

Assim, há muito o que provar e experimentar, principalmente quando é um café fresco. 

Por outro lado, é preciso estar muito atento, pois algumas empresas utilizam termos clichês e descrevem os cafés quase todos da mesma maneira. Essa é uma estratégia muito ruim para vender cafés velhos e sem sabor. 

Ainda existe algo pior que algumas empresas fazem. Além de utilizar um grão mais velho, elas também despejam sobre eles óleos de sabor que podem ou não serem feitos naturalmente, mas que, definitivamente, não passam pelo mesmo processo dos cafés de qualidade. Dessa forma, a sua experiência prazerosa pode ir por água abaixo. 

As embalagens de café, sobretudo aquelas com alta qualidade, vão explicar o sabor e o aroma, mas, mais do que isso, farão você compreender o que você experimenta. 

Assim, não tenha medo! Esteja aberto a descobrir e experimentar diferentes tipos de café. 

Existe uma grande diferença entre tomar café com sabor e tomar café saboroso. 

O que você busca em um café? Pense nisso.

Café Torrado em Grãos Clássico Octavio Café Especial 500g

  • Bourbon Amarelo
  • Natural, Descascado e Despolpado
  • Torra Média

3 - Origem e história

história do café

O café não é apenas uma bebida que você consome e pronto. Beber café é como um arte, cheia de história, sensações e uma experiência única. Por isso, é muito legal quando você compreende todo o contexto daquilo que você está consumindo. 

Uma embalagem de café que não é muito confiável dificilmente contará uma história ou a origem de seu produto. E se uma empresa não tem orgulho daquilo que faz e oferece, há algo errado, não é mesmo?

As empresas de café que apresentam suas parcerias, seu processo de produção e até mesmo a sua trajetória com alegria tendem a ser muito mais confiáveis do que aquelas que apenas entregam o café sem qualquer informação. 

4 - As palavras clichês nos rótulos das embalagens de café

Uma dica muito valiosa e que acaba confundindo uma série de pessoas, sobretudo aquelas que ainda não possuem tanta afinidade com o mercado de café são as palavras clichês que as empresas utilizam na embalagem de café para vender o produto. 

É claro que possuem algumas linhas premium da bebida, principalmente aquelas relacionadas ao grão de café verde. Entretanto, existem uma série de embalagens que utilizam o termo apenas para aumentar o preço do produto quando, na verdade, não existe nenhuma diferença entre a linha mais barata e a linha premium dessa mesma empresa. 

Tendo isso em vista, vale muito a pena analisar a forma como essa linha premium está sendo apresentada a você. Procure, na embalagem, a explicação de porquê esse produto se diferencia e se destaca dos demais, ok?

Outra palavra que está sendo cada vez mais utilizada e que você, sem dúvidas, pode correr, é quando a embalagem possui a palavra “gourmet”. Nesse caso, a gente não precisa passar muito tempo explicando, não é mesmo? 

Muitas vezes um produto só se torna gourmet como uma estratégia de mercado para acrescentar um valor (e um preço) ao produto que não se justifica pela sua qualidade. 

Ás vezes, você pode correr o risco de pagar um preço altíssimo por um pó de café gourmet e, no final das contas, ele ser muito parecido com aquela embalagem de quatro meses que está na prateleira do supermercado.

 Será que vale o investimento?

5 - Fique atento à transparência

Quanto mais transparência da embalagem do café, maior a probabilidade do produto ter uma ótima qualidade e um sabor surpreendente. 

É importante, portanto, que as embalagens expliquem sobre o frescor, sabor, produção, história e que convidem você a entrar e conhecer o mundo maravilhoso do café. 

Com mais tempo e experiência, você vai saber perceber e identificar as diferenças de processos de produção – e como elas impactam no sabor final, as diferentes notas que podem aparecer enquanto você bebe o seu café e outros detalhes que fazem toda a diferença na hora de apreciar a sua bebida.

Algumas empresas que torram o café na hora, em especial aquelas cafeterias pequenas, podem não apresentar todas essas informações no produto. Por outro lado, os funcionários estão ali – às vezes os próprios donos – e, certamente, terão muito orgulho de contar um pouco de sua história. 

Você é um amante de café e quer desfrutar de todas as boas possibilidades da bebida?

Pois então clique aqui e descubra como e onde encontrar o melhor café do mundo. Não perca tempo! Essa resposta pode estar muito mais próxima a você do que você imagina. 

Baggio Caffe Com 500g - Grão Baggio Café

  • Sabor: Pungente | Corpo: Encorpado | Aroma: Adocicado
  • 500g Grão | 100% arabica
  • Moagem Média

Artigos Recomendados

Será que a cafeína desidrata você ? (confira com resolver)

A cafeína desidrata você (e confira como resolver) Um cafézinho cai bem em quase todas as horas do dia, não é mesmo? Seja no café da manhã, em uma reunião de negócios, na pausa do …

O café descafeinado tem cafeína? Descubra a verdade sobre o descafeinado

O café descafeinado tem cafeína? Descubra toda a verdade sobre o descafeinado Se você está aqui, é bastante óbvio que adora café. Afinal, o café é uma das bebidas mais populares em todo o mundo. …

Café Descafeinado – Eliminando a Cafeína

Café descafeinado Eliminando a cafeína O café descafeinado é para algumas pessoas uma boa alternativa ao café expresso normal com a particularidade da cafeína ter sido removida. O cafe expresso é uma das bebidas mais …

Descubra como preparar café manualmente

Como preparar o seu café de forma manual             Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua …

Descubra o café Macchiato

Descubra o café macchiato Espuma, leite e café expresso. Apenas esses três ingredientes podem formar pelo menos quatro bebidas diferentes, familiares aos consumidores de café em geral. Ingredientes simples que ajustados à perfeição e sabor …

Scroll to Top