Como preparar o seu café de forma manual

            Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua receita matinal. Algumas pessoas chegam, inclusive, a deixar o café pronto na cafeteira na véspera, para “ganhar tempo” e apenas apertar o botão ligar quando acordam.

Como preparar o seu café de forma manual

Vamos ensinar, contudo, como preparar café manualmente pode ser uma experiência única e eu vai transformar suas manhãs, ou qualquer outra hora do dia em que você deseje tomar aquele cafezinho.

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

Como preparar café manualmente melhora o seu estilo de vida

A maioria dos cafés é vendida em pó, mas algumas empresas oferecem a opção de comprar os grãos. A qualidade do produto em grãos geralmente é superior e moer e preparar seu café manualmente pode ser uma experiência que transforma a sua vida, mesmo sem você perceber, a princípio.

            O processo de moer os grãos de café pode ser feito em um mixer, processador de alimentos ou em um moedor de temperos, como a pimenta. É claro que você precisa ter o seu moedor de café próprio e jamais deve misturá-los com outros sabores.

            Ao moer os seus próprios grãos para depois coloca-los para “passar”, é possível se conectar com os grãos, lembrar de suas origens e como eles chegam até sua mesa. Isso conecta o consumidor com a natureza e o faz pensar em como esse simples ato é importante para o mundo e para a sua conectividade com o presente.

Moer o seu café faz você se conectar mais aos acontecimentos do presente e às pequenas coisas do dia a dia

Ao preparar seu café manualmente, você se conecta com o momento e é capaz de se conectar com o presente.

Ao sentir o aroma dos grãos sendo moídos, há uma conectividade com essas pétalas de aroma, que transformam essa experiência em algo capaz de moldar todo o seu dia e trazer uma sensação revigorante.

            Os grãos moídos na hora têm o poder de tornar cada amanhecer único e torna o processo de se preparar para iniciar as atividades do dia muito mais agradável.

            Você dá valor às pequenas coisas, tem seus sentidos aguçados como o tato, ao passar da experiência de moer os grãos e transformá-los em pó ou o olfato, ao sentir o aroma, as notas do café que está sendo manualmente preparado.

Como preparar o seu café de forma manual2

Como preparar o café

Se seu café estiver em grãos já torrados, utilize um mixer, processador de alimentos ou um moedor de temperos. Para um sabor mais apurado, moa apenas a quantidade necessária para a porção que está preparando.

Uma dica essencial para aprimorar o sabor do seu café é utilizar sempre água filtrada. A água deve ser posta no fogo e retirada quando estiver em ponto de fervura, mas ainda sem bolhas.

Enquanto a água ferve, coloque o café em põem um coador de pano ou de papel. Lembre-se sempre de que o coador de pano deve estar sempre limpo e não deve ser utilizado mais de uma vez sem ser lavado.

Outra dica importante é lavar sempre o coador de pano com um sabão neutro, para evitar que se café fique com cheiro ou gosto de produtos de limpeza.

Coloque uma ou duas colheres de sopa de pó, dependendo se prefere seu café mais forte ou fraco e despeje a água fervendo no coador aos poucos.

Não mexa o café enquanto está passando pelo coador. Isso pode fazer com que seu café fique cheio de pó e muito amargo.

Após o líquido passar todo pelo coador, coloque-o numa xícara e deguste sua deliciosa criação.

Não reutilize o pó, pois o resultado será um café fraco e aguado.

Como provar o café

A prova do café envolve não apenas o paladar, mas também o olfato.

            Através do olfato é possível abrir seu paladar. Por isso, cheiro o seu café e sinta os aromas, para tentar identifica-los. Pense nas sensações que aqueles aromas despertam em você.

            Antes de provar o café, é essencial que sua boca esteja limpa, livre de outros sabores. Água com gás é muito boa para limpar o paladar.

Será que o café natural vale mais a pena?

Cada parte de sua língua é responsável por um sabor, por isso, que geralmente se prova o café com uma colher, aos poucos, para permitir que o café se espalhe por toda a boca e você consiga sentir todas as suas notas de sabores.

            Então passe a identificar cada um desses sabores. No começo pode não ser tão fácil, mas você irá acostumar seu paladar e passará a identificar cada sabor individualmente e como todos eles se harmonizam.

            Lembre-se que, assim como os vinhos, os cafés são diferentes e possuem suas particularidades. Cada um tem um sabor único e próprio e precisa ser apreciado.

Como preparar o seu café de forma manual

            E, também como os vinhos, cada tipo de café harmoniza com outros tipos de alimentos.  Lembre-se que a harmonização pode se dar de duas maneiras, por complementação ou por contraste. Por isso, escolha bem o que vai acompanhar o seu café.

            Não se restrinja a apenas um tipo de café. Prove sabores variados e você irá aprender a verificar essas diferenças e o processo de preparar café manualmente e degusta-lo será uma das coisas mais importantes do seu dia e uma bela maneira de inicia-lo.

Conclusão

Muitas vezes nossas vidas são tão corridas que deixamos de lado os pequenos momentos, as pequenas coisas que nos fazem felizes. O processo de moer e fazer o seu café manualmente e depois prova-lo vai fazer com que você desenvolva, inclusive, a capacidade de apreciar outras pequenas coisas que muitas vezes deixamos passar em branco.

            Principalmente, vai fazer com que você entenda que há muito mais coisa envolvida, há muito por trás do simples ato de tomar um cafezinho, algo que fazemos todos os dias.

            Vai fazer com que você atente para todas as etapas que levaram aquela xícara de café a sair do solo e chegar à sua mesa, desde o seu plantio.

Artigos Recomendados

Qual o preço justo a pagar por grãos de café ?

Qual o preço justo a pagar por grãos de café ?  Após desenvolver seu paladar, você vai descobrir que existem diversos tipos de café diferentes e, principalmente, com preços variados. Desde os grãos de café …

Descubra tudo sobre o Café Expresso Ristretto

Descubra tudo sobre o café expresso Ristretto Ristretto é um termo italiano que significa “encurtado” ou “estreito”, ou o equivalente a um “café serré” em francês e, podemos considerar que está bebida é um completo oposto …

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema!

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema! Você gosta muito de tomar café, mas, após uma xícara, acaba sentindo um certo desconforto, acertei? Não se preocupe, pois hoje …

Conheça as 5 formas de tornar o seu café mais ecológico

Conheça as 5 formas de tornar o seu café ecológico No artigo de hoje iremos falar sobre como tornar o café ecológico. O mundo passou por um período muito egoísta, onde cada um só pensava …

Descubra como preparar café manualmente

Como preparar o seu café de forma manual             Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua …

Scroll to Top