Café para dor de cabeça ? Descubra toda a verdade

Café para dor de cabeça ? hmmm será que funciona mesmo.

Se o cafe cura dor de cabeça e enxaquecas, aqui estão algumas notícias confusas: Você pode ou não estar piorando sua dor de cabeça.

Segundo especialistas, a cafeína pode aliviar e piorar a dor na cabeça, o resultado depende de vários fatores específicos, como você e seus hábitos. Portanto, antes de tomar cafe para dor de cabeça, há algumas coisas que você deve considerar.

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

café para dor de cabeça

Café para dor de cabeça , será que cura?

Em alguns casos, o café para dor de cabeça pode sim aliviar dores e melhorar os tratamentos de enxaqueca que utilizam medicamentos sem receita médica.

Um estudo de 2014 analisou os resultados de 20 estudos diferentes, com um total de 4262 participantes, descobriu que o café aumenta levemente a eficácia de analgésicos como o ibuprofeno ou Tylenol. No entanto, a melhora foi pequena e foi denominada “estatisticamente insignificante” pelos autores do estudo e não é possível declarar que o café cura enxaqueca. Este estudo também analisou o uso de café em muitas condições diferentes de dor, não apenas em dores de cabeça.

Outro estudo, Também analisou se a cafeína melhora a eficácia dos analgésicos no tratamento de dores de cabeça. Incluiu mais estudos do que a revisão anterior. Esta revisão constatou que o café “significativamente” aumentou a eficácia dos medicamentos para enxaqueca sem receita médica.

A maioria dos estudos sobre café e dores de cabeça analisa especificamente dores de cabeça tensionais e enxaquecas. Mas não há evidências científicas de que o café não reduz outros tipos de dores de cabeça.

De qualquer maneira, parece que o cafe para dor de cabeça pode reduzir a dor ou pelo menos aumentar a força do seu medicamento para dor.

Como exatamente o café cura a dor de cabeça?

Os vasos sanguíneos tendem a se dilatar antes de uma dor de cabeça, assim, como a cafeína possui propriedades vasoconstritoras, ela reduz os vasos sanguíneos, restringindo o fluxo sanguíneo.

Como o café impede a dilatação dos vasos sanguíneos, tende a evitar dores de cabeça. Provavelmente, existem muitas outras maneiras pelas quais o café funciona para reduzir a enxaqueca que ainda não está totalmente esclarecida e não podemos dizer que o café cura enxaqueca.

Muitos tratamentos para enxaqueca, como Cefalium, e alguns medicamentos indicados para dor na cabeça contêm cafeína. Por esse motivo, algumas pessoas podem achar que uma simples xícara de café alivia sua enxaqueca. Se você não é fã de café, mas deseja usar o café para aliviar sua enxaqueca, considere experimentar o chá verde ou preto, já que ambos contêm essa substância.

No entanto, você deve ter cuidado ao tratar uma enxaqueca com o café, pois pode sofrer uma overdose e existem alguns efeitos colaterais em potencial.

Quando o café é a causa da dor de cabeça ?

Por outro lado, o café também pode causar dores de cabeça. A cafeína pode fazer você urinar mais, potencialmente desidratando você. Por sua vez, a desidratação pode causar dores de cabeça.

Dores de cabeça também podem ser causadas por uma overdose, ou seja, o café cura enxaqueca ao mesmo tempo em que também a causa. De acordo com a Mayo Clinic (organização americana sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares), uma overdose de café pode causar dores de cabeça e vários outros efeitos colaterais.

A quantidade máximo diária recomendada dessa substancia deve ser de 400 miligramas, embora algumas pessoas possam tolerar menos que isso. Isso equivale a cerca de quatro xícaras de café por dia, mas isso pode variar dependendo da intensidade do café.

Um pequeno estudo de 2016 mostrou que a eliminação da ingestão de cafe para dor de cabeça fez com que outros tratamentos para funcionassem melhor.

Lembre-se de que o café não é a única coisa que contém essa substância, uma vez que ela também pode ser encontrada em muitos outros alimentos e bebidas, como:

  • Chocolate
  • Chás
  • Bebidas energéticas
  • Refrigerantes

Também, é importante saber que mesmo o café descafeinado contém uma pequena quantidade dessa substancia, portanto, não abuse do café descafeinado achando que está seguro. Se você sentir dor de cabeça ao consumir café, a água pode ser a melhor maneira de encontrar alívio, pois contraria a desidratação provocada por ela.

Abstinência de café e seus efeitos

Enquanto o café pode curar e causar dores de cabeça, a retirada brusca do café também pode ter um efeito.

Se você está começando a reduzir a ingestão de café, pode sentir dores de cabeça, um artigo de 2009 da Trusted Source observou que as dores de cabeça são um dos principais sintomas da abstinência dessa substância.

De acordo com um artigo de 2017, isso se deve ao chamado “efeito rebote”, pois, como o café cura enxaqueca e ameniza-la, reduzir a ingestão dele pode resultar em dores de cabeça mais dolorosas e frequentes. O efeito rebote também pode acontecer se você se tornar dependente de analgésicos: ao reduzir o consumo de medicamentos para dor de cabeça, você pode ter dores de cabeça com mais frequência e severidade.

Por que sinto dor de cabeça quando não tomo meu café?

A cafeína é a nossa droga favorita, mas se consumida em excesso, ela pode se transformar ser uma verdadeira dor de cabeça, em mais de uma maneira.

Ela é um estimulante, ou seja, ele entra rapidamente no cérebro e bloqueia os receptores (adenosina) responsáveis ​​pela diminuição da atividade cerebral. Ao bloquear o embotamento do cérebro, passamos a sentir uma sensação de foco, revigoramento e euforia sutil. Esses sentimentos também podem melhorar nosso desempenho de determinadas tarefas focadas, como dirigir ou permanecer acordado.

Este é o lado positivo do café, a desvantagem é como nos sentimos quando não estamos recebendo a dose habitual. Por causa dos altos de atividade cerebral após uma xícara de café, os baixos sem ela parecem mais longos e profundos.

O outro problema é que ela é viciante, quando não estamos conseguindo o que estamos acostumados, podemos nos sentir cansados, desatentos, irritáveis ​​e mal-humorados. Isso é conhecido como retirada. Muitas pessoas bebem regularmente bebidas com essa substância apenas para evitar se sentir assim.

De longe, o sintoma mais comum da abstinência são as dores na cabeça, estas são tipicamente leves e de curta duração, geralmente durando apenas um dia ou dois, embora às vezes possam durar até uma semana. Geralmente uma pessoa em abstinência se sente um pouco tensa, mas em algumas pessoas a falta pode causar uma enxaqueca total.

O motivo pelo qual temos cafe para dor de cabeça com a abstinência (assim como muitas outras causas) é principalmente porque nosso rosto e cabeça são a parte mais ativa e a mais sensível do nosso corpo. Para que nosso cérebro saiba com precisão o que está acontecendo, os sinais que recebe dos sentidos precisam estar no local.

Qualquer distorção do sinal e da mensagem pode se perder na tradução ou até mesmo receber a mensagem errada. Uma teoria para dores de cabeça é que nosso cérebro confuso interpreta de forma errada alguns dos sinais que recebe e os chama de enxaqueca.

Algum nível de abstinência seria experimentado por talvez metade de todos os usuários regulares de chá ou café, se o suprimento regular fosse completamente interrompido. Quanto mais bebemos e mais regularmente tomamos café, maior a probabilidade de sentirmos sintomas de abstinência se não tomar o seu café diário.

No entanto, a retirada pode ocorrer mesmo em pessoas que geralmente bebem apenas um copo por dia e que abandonam o café. Da mesma forma, apenas três dias de consumo contínuo de café são suficientes para fazer você se sentir mal quando o café acaba.

Sintomas de dores de cabeça relacionadas ao café

Dores de cabeça relacionadas ao café e abstinência não são necessariamente diferentes das dores de cabeça regulares.

Não há um consenso sobre quanto tempo leva para que uma enxaqueca relacionada a ela apareça após consumir café. Se você suspeitar que o café está causando dores de cabeça em você, é melhor reduzir a quantidade e ver como isso afeta seus sintomas. Reduza lentamente para evitar a retirada.

Dores de cabeça causadas pela abstinência são frequentemente acompanhadas por outros sintomas, como:

  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Lentidão
  • Dificuldade de concentração
  • Insônia

Se você está lutando com a abstinência, talvez seja melhor consultar um médico, pois como você pode ver a informação de que o café cura dor de cabeça é falsa.

Como aliviar a sua dor de cabeça ?

Se você tiver uma dor de cabeça causada por café ou abstinência, você poderá encontrar alívio em:

  • Água potável: A hidratação é uma cura comum para quase todos os tipos de dores de cabeça.
  • Em repouso: O sono pode ser uma maneira eficaz de encontrar alívio para dores de cabeça.
  • Tomando um analgésico: Se sua enxaqueca não é causada por analgésicos, eles podem ajudar a aliviar temporariamente a enxaqueca.
  • Usando uma compressa fria: Compressas frias, como compressas de gelo, podem reduzir a dor.

Se sua dor na cabeça é causada pela abstinência, você pode tomar uma dose de café para conseguir alívio. No entanto, isso pode aumentar sua dependência, portanto, tenha cuidado.

Se você deseja reduzir a ingestão de café sem apresentar sintomas de abstinência, reduza gradualmente o café em vez de eliminá-la completamente. 

Assim, conforme você não é que o café cura dor de cabeça, mas sim que em alguns casos o café pode ser um alívio para esse problema, mas em outros alivia.

Desta forma, cabe a você perceber como seu corpo se comporta com a cafeína e tomar a quantidade correta para não causar efeitos colaterais em seu corpo. 

Artigos Recomendados

Confira como ler a embalagem de café como um especialista!

Confira como ler a embalagem de café como um especialista! Que o Brasil é um dos maiores consumidores de café do mundo e que essa bebida já faz parte do dia a dia dos brasileiros …

Café Descafeinado – Eliminando a Cafeína

Café descafeinado Eliminando a cafeína O café descafeinado é para algumas pessoas uma boa alternativa ao café expresso normal com a particularidade da cafeína ter sido removida. O cafe expresso é uma das bebidas mais …

Será que a cafeína desidrata você (e confira como resolver)

A cafeína desidrata você (e confira como resolver) Um cafézinho cai bem em quase todas as horas do dia, não é mesmo? Seja no café da manhã, em uma reunião de negócios, na pausa do …

Café Expresso Vs. Cappuccino qual o vencedor

Café Expresso Vs Cappuccino qual o melhor? O café expresso e o cappuccino são bebidas icônicas, e cada uma dessas bebidas possuem suas peculiaridades que as destacam. Como você já sabe, o cappuccino usa expresso na …

Descubra como preparar café manualmente

Como preparar o seu café de forma manual             Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua …

Scroll to Top