Descubra o café macchiato

Espuma, leite e café expresso. Apenas esses três ingredientes podem formar pelo menos quatro bebidas diferentes, familiares aos consumidores de café em geral. Ingredientes simples que ajustados à perfeição e sabor criam possibilidades infinitas com as diversas variações do café macchiato.

Mesmo para um barista profissional, às vezes pode ser difícil manter todos esses nomes italianos e franceses para bebidas de café. Mesmo para aqueles familiarizados com o café e os tipos de bebidas que podem vir do café expresso, é preciso lutar para saber todos os nomes.

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

café macchiatto

A bebida de escolha a ser discutida hoje é o macchiato (pronunciado: mah-key-AH-toe), uma das bebidas à base de café mais amada e pedida nos cafés de todo o mundo. Conheça mais sobre o café macchiato e sobre o café latte macchiato abaixo.

Como nasceu o café expresso macchiato?

A ideia de tomar um café expresso com uma dose de espuma de leite por cima, também conhecida como macchiato, surgiu de baristas que queriam ajudar os garçons a distinguir café expresso puro de café expresso com leite. Foi exatamente por isso que eles pensaram que a maneira mais fácil de sinalizar para um garçom que um café em particular tem leite é “marcá-lo” com uma pitada de espuma.

Você também pode ver a referência a isso dando uma olhada no nome de macchiato em português – café pingado. E café pingado significa basicamente “um café com uma gota”, referindo-se claramente à sua origem. Outra razão para a existência de macchiato é que os italianos estavam procurando um motivo para tomar outra bebida de café expresso à tarde, embora não tão forte.

Este café mudou bastante desde o seu nascimento e hoje em dia temos todos os tipos de macchiatos. Graças a cadeias populares de café como a Starbucks, agora temos coisas como Caramel Macchiato. Algumas pessoas até adicionam xaropes, chocolate, chantilly, então essa bebida de café está ficando bem diversificada.

O que há em uma xícara de café macchiato?

Apenas duas coisas, café e leite (ou a espuma do leite para ser mais preciso). No entanto, lembre-se de que estes são os ingredientes para um macchiato comum. Variações como o macchiato latte incluem leite no vapor, além das doses de café expresso e espuma de leite.

Mas o café macchiato também pode ser feito com outras coisas, como chantilly, baunilha, caramelo e chocolate. Há até algo chamado macchiato gelado, que adiciona leite frio, xarope (ou adoçante) e cubos de gelo!

Lembre-se de que nenhuma dessas variações tem NADA a ver com um macchiato italiano genuíno e verdadeiro.

Qual é a diferença entre um Macchiato e um latte macchiato?

O macchiato é muito mais escuro (quase como café expresso) e tem uma pitada de leite por cima, já um latte macchiato, parece ser muito mais brilhante porque o café é completamente misturado com o leite, ao mesmo tempo em que tem uma camada muito fina de espuma no topo. E devido à sua natureza expresso, o macchiato oferece uma forte dose de cafeína.

Mas, para tornar as coisas ainda mais simples, aqui está uma breve descrição do “macchiato VS latte”:

  • Macchiato: Tem um pouco mais de café do que a sua dose normal de café expresso, um sabor bastante forte e um toque de espuma.
  • Latte macchiato: É uma bebida maior que o macchiato (geralmente 236 ml ou mais), tem bastante leite que é misturado adequadamente ao café, textura cremosa e sabor mais diluído.

O que é mais forte latte macchiato ou café macchiato?

Uma xícara de macchiato é mais forte que o latte, já que um macchiato normal é basicamente uma dose de café expresso com um pouquinho de leite por cima. Assim, o macchiato traz uma dose maior de cafeína e também é mais aromático.

Já o latte é mais fraco, pois é mais diluído, isso ocorre porque o café com leite é completamente misturado ao leite adicionado, o que resulta em uma bebida mais suave. No entanto, o lado positivo disso é que esta é uma bebida mais atraente para um apreciador de café casual, devido ao fato de não ser tão forte.

café macchiato

Qual é a diferença entre Cappuccino e café Macchiato?

A principal diferença é que o cappuccino é feito com partes iguais de café expresso, leite no vapor e leite com espuma, enquanto o café expresso macchiato usa uma pequena quantidade de café expresso e uma quantidade ainda menor de leite. É justo dizer que o macchiato está muito mais próximo do café puro do que o cappuccino, porque é basicamente café expresso, mas com um pouco de leite.

No entanto, como existem outras diferenças significativas entre as duas bebidas:

Gosto: o cappuccino tende a ser mais cremoso e diluído devido à quantidade de leite adicionada. Mas o macchiato é geralmente mais amargo e até ácido por causa da consistência quase pura do café expresso.

Porção: o Macchiato é servido principalmente em pequenas doses de 100 ml, enquanto o cappuccino é servido em maiores de até 200 ml.

Ingredientes: O cappuccino é feito com uma parte de café expresso, uma parte de leite e uma parte de espuma de leite. Macchiato, por outro lado, é feito com um pouco de café expresso e apenas uma pitada de espuma de leite por cima.

Você pode sim confundir um café macchiato com cappuccino em certos casos. Isso pode acontecer quando estamos falando de macchiato latte, não de macchiato comum! Veja bem, o latte macchiato tem uma base de leite cozido no vapor, café expresso no meio e uma camada adicional de espuma de leite por cima. No entanto, o macchiato latte parece bastante semelhante a um cappuccino padrão, portanto, você pode confundi-lo com cappuccino em termos de aparência.

Quantas calorias possui uma xícara de café macchiato?

O macchiato feito com uma única dose de café expresso e leite desnatado tem apenas 5 calorias e 1 grama de carboidratos. Isso praticamente não é nada, já que você está consumindo cerca de 75 gramas de cafeína pela mesma quantidade de macchiato.

Mesmo usando leite integral ou 2% de leite seria bom, porque você estará consumindo 10 calorias, o que não é muito. No entanto, o latte macchiato contém mais calorias. Vamos dar uma olhada em um copo pequeno (236 ml) de latte da Starbucks com leite desnatado, por exemplo, ele possui:

  • Calorias: 60
  • Carboidratos: 10 gramas

Isso se deve a todo o leite adicional típico do latte em comparação com o latte tradicional. Portanto, se você é rigoroso com a ingestão de calorias, talvez optar pelo macchiato comum seja uma opção melhor.

Quando pedir um Expresso Macchiato?

Se você quer algo com um sabor forte e rico de café expresso ou aproveitar da cremosidade de um cappuccino, peça um cafe expresso macchiato. Esta bebida é perfeita para pessoas que simplesmente não conseguem aproveitar o sabor distinto do café expresso, mas não querem perder a força total de uma dose de café expresso.

No entanto, lembre-se de que as xícaras de café expresso macchiato geralmente não são muito grandes, a menos que você peça um duplo. Então, se você quer uma xícara maior e está disposto a se comprometer com o café expresso, talvez seja melhor optar por um cappuccino.

Quando pedir um café latte macchiato?

Por outro lado, se você está mais aqui para os laticínios ou não é apreciador do gosto forte de um café expresso, experimente um café latte macchiato. Ele terá apenas uma pitada do sabor do café expresso, que o leite cozido no vapor suaviza rapidamente. Além disso, caso o sabor agrade, essas bebidas geralmente têm xaropes extras adicionados.

Se o café latte macchiato ainda estiver forte demais para você, recomendamos um milk-shake quente. 

Assim, para você que é amante de café, essas são as principais informações que você precisa saber sobre o café macchiato.

Artigos Recomendados

Descubra como preparar café manualmente

Como preparar o seu café de forma manual             Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua …

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema!

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema! Você gosta muito de tomar café, mas, após uma xícara, acaba sentindo um certo desconforto, acertei? Não se preocupe, pois hoje …

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo!

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo! Está preparado para descobrir como e onde encontrar o melhor café do mundo? Se você é amante de uma boa xícara de café, definitivamente, …

Qual é a melhor hora para tomar cafeína ?

Qual é a melhor hora do dia para tomar cafeína? De acordo com a Organização Internacional do Café, também conhecida como OIC, o Brasil está entre um dos 20 países que mais consomem café no …

Café para dor de cabeça ? Descubra a verdade.

Café para dor de cabeça ? Descubra toda a verdade Café para dor de cabeça ? hmmm será que funciona mesmo. Se o cafe cura dor de cabeça e enxaquecas, aqui estão algumas notícias confusas: …

Scroll to Top