Café Expresso Vs Cappuccino qual o melhor?

O café expresso e o cappuccino são bebidas icônicas, e cada uma dessas bebidas possuem suas peculiaridades que as destacam. Como você já sabe, o cappuccino usa expresso na base e é coberto por leite e espuma no vapor para criar uma textura cremosa. Por outro lado, o cafe expresso é apenas café, sem acréscimos ou enfeites.

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

café expresso

Mas, para aqueles que podem ser leigos no assunto, é preciso saber que o expresso apresenta sim finas camadas de sabor e aroma. 

De fato, alguns conhecedores de café mais “hardcore” sentem que a adição de leite destrói o sabor original do café, por isso preferem o bom e velho expresso ao cappuccino. Obviamente, isso é uma questão de opinião, mas entre o expresso ou cappuccino você sabe qual é o melhor?

Neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre essas duas bebidas para ajudar você a tomar sua decisão.

Expresso vs Cappuccino: Semelhanças e Diferenças

À primeira vista, é óbvio que quase não há semelhanças entre as duas bebidas. Eles parecem, cheiram e até possuem sabor diferente. Antes de tudo, o cafe expresso se destaca como sendo um café puro, com uma cor marrom escura ou clara distinta, é servido em copos menores, e a bebida em si pode ser muito curta.

Já o café cappuccino é um completo oposto. O copo é maior, há camadas de leite e espuma no vapor, e a bebida em si apresenta uma textura mais sedosa. Para se concentrar em outros detalhes, é melhor aprender melhor cada uma das preparações desses dois tipos de bebida e algumas regras básicas da sua preparação.

Usando uma máquina, uma dose de expresso deve idealmente ser preparada por 27 segundos. Ir mais rápido ou mais devagar pode afetar o sabor, por isso, certifique-se de acertar o tempo. Mas, se você não possui uma máquina de café, existem outras maneiras de fazer um expresso.

café cappuccino

Café Expresso

Além da dose regular de cafe expresso, que é de cerca de 30 ml, existem outros três tipos. Eles são:

  • Doppio
  • Ristretto
  • Lungo

O doppio e o lungo são o dobro do tamanho de um expresso normal, o que os coloca com cerca de 60 ml. O ristretto é menor e chega a 30 ml, mas é mais concentrado porque o barista usa metade da quantidade de água.

A técnica de preparação é importante para cada tipo de expresso, pois, é preciso pegar um grão de qualidade e moer com perfeição. Em geral, grãos de café ​​escuros e escuros médios funcionam muito bem. 

Cappuccino

O cappuccino pode ser úmido ou seco. Cada nome indica a proporção utilizada de cafe expresso, leite cozido no vapor e espuma de leite. O cappuccino molhado ou clássico tem quantidades iguais de cada ingrediente, que é cerca de 30 ml de expresso e leite cozido no vapor com um pouco de espuma por cima.

Se você optar por seco, ele contém muito menos leite cozido no vapor. Por outro lado, apresenta apenas espuma ou espuma de leite por cima e nenhum leite cozido no vapor. Com um cappuccino seco, os sabores de expresso também são muito mais pronunciados.

O truque para obter uma boa consistência e creme é bater o café moído firmemente e uniformemente no porta-filtro.

Perguntas frequentes sobre o café Expresso e o Cappuccino

Confira abaixo algumas respostas sobre as principais dívidas que as pessoas possuem sobre o cafe expresso e o Cafe cappuccino:

Quem tem mais cafeína?

O cafe expresso tem mais cafeína do que um cappuccino, mas isso só se aplica se o seu cappuccino apresentar uma única dose de expresso. No caso de duas doses, um cappuccino terá mais cafeína do que um expresso.

O cafe expresso é mais forte que o café comum?

Sim, o expresso é mais forte que o café comum e, novamente, é tudo sobre a quantidade de cafeína. Em geral, o café por coado tem cerca de 120 mg de cafeína por 300ml, enquanto uma dose de expresso (30 ml) tem cerca de 40 mg de cafeína.

Quantas doses de café expresso possui um cappuccino?

Um cappuccino possui uma dose de expresso, mas também pode apresentar duas doses. A base de expresso depende da sua preferência pessoal. Se você quiser duas doses, é só pedir ao barista.

Como escolher entre um expresso ou cappuccino?

Escolher entre essas bebidas é muito simples, mas apenas se você souber o que está procurando.

Na maioria das vezes, quando as pessoas vão a uma cafeteria, elas não estão procurando algo específico. Mas, quando apresentado uma lista de opções, é possível descobrir no local o que parece mais atraente.

De qualquer forma, quando estamos falando de expresso e Café cappuccino não existe melhor ou pior, apenas uma questão de gosto ou qual bebida atendera melhor as suas necessidades naquele momento. Assim, entenda um pouco melhor como sabe escolher entre um expresso e um cappuccino:

Se você está procurando uma dose forte de cafeína qual escolher?

Muitas pessoas se perguntam se o cappuccino e o expresso possuem a mesma dose cafeína. Mas, já avisamos de antemão que não, as duas bebidas possuem doses diferentes de cafeína.

Um cappuccino sempre tem uma dose de expresso como base, o que significa que ambos têm cerca de 60 a 90 mg de cafeína a cada 30 ml. Isso também significa que os dois podem se transformar em doses duplas ou triplas de expresso, aumentando consequentemente a cafeína.

Embora se você estiver procurando mais cafeína, verifique o filtro de café usado ou prepare um expresso utilizando uma prensa francesa.

Se você procura um sabor mais suave

Se um café com sabor forte não é exatamente o que você gosta, o melhor para você é tomar um cappuccino.

Isso porque não apenas porque o cappuccino possui maior teor de leite, mas também é um pouco mais cremoso, dado o leite no vapor e a espuma de leite no topo, o que, novamente, ajudará a obter um sabor mais suave.

Há também a proporção café/leite a considerar, se você adicionar um pouco de leite a um expresso, o café ainda terá um gosto mais forte. Em um cappuccino, o leite é 80% da bebida, o que significa que o sabor do café estará lá, mas muito mais sutil.

Se você quer uma bebida rápida

Se você deseja tomar um café rápido, considere um expresso, pois, ele fermenta em meio minuto e você pode beber tudo em menos de um minuto.

É isso aí, tudo em menos de 2 minutos desde que pensou em café, não há café que fique mais rápido que isso. E isso é devido ao seu pequeno tamanho da porção de 33 ml e à rapidez com que ele é fabricado. Para um cappuccino, você precisa aguardar o vapor do leite e a bebida ser preparada.

Expresso ou cappuccino: Afinal qual é melhor?

Seja qual for à bebida que você tome, lembre-se de que tanto o cappuccino quanto o expresso possuem suas qualidades e seus defeitos. O expresso, por exemplo, é à base de quase todas as bebidas. E o cappuccino é um dos favoritos do mundo, na verdade, vem logo depois do café com leite.

Da próxima vez que alguém lhe perguntar qual dos dois é melhor, expresso ou cappuccino você estará pronto para explicar que não existe melhor ou pior, mas sim apenas duas bebidas diferentes.

Artigos Recomendados

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo!

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo! Está preparado para descobrir como e onde encontrar o melhor café do mundo? Se você é amante de uma boa xícara de café, definitivamente, …

Café Expresso Vs. Cappuccino qual o vencedor

Café Expresso Vs Cappuccino qual o melhor? O café expresso e o cappuccino são bebidas icônicas, e cada uma dessas bebidas possuem suas peculiaridades que as destacam. Como você já sabe, o cappuccino usa expresso na …

Qual é a melhor hora para tomar cafeína ?

Qual é a melhor hora do dia para tomar cafeína? De acordo com a Organização Internacional do Café, também conhecida como OIC, o Brasil está entre um dos 20 países que mais consomem café no …

Descubra o café Macchiato

Descubra o café macchiato Espuma, leite e café expresso. Apenas esses três ingredientes podem formar pelo menos quatro bebidas diferentes, familiares aos consumidores de café em geral. Ingredientes simples que ajustados à perfeição e sabor …

Qual o preço justo a pagar por grãos de café ?

Qual o preço justo a pagar por grãos de café ?  Após desenvolver seu paladar, você vai descobrir que existem diversos tipos de café diferentes e, principalmente, com preços variados. Desde os grãos de café …

Scroll to Top