Conheça as 5 formas de tornar o seu café ecológico

No artigo de hoje iremos falar sobre como tornar o café ecológico.

O mundo passou por um período muito egoísta, onde cada um só pensava em si próprio e não na consequência dos seus atos para as próximas gerações.

            Entretanto, esse pensamento vêm mudando aos poucos e hoje já existem muitas pessoas, empresas e governos engajadas na luta por um mundo melhor. Ainda, acontecimentos recentes vem despertando nas pessoas em geral um sentimento de incômodo em relação a algumas práticas que podem ser facilmente evitadas para ajudar o meio ambiente.

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

café ecológico

Levar sacolas recicláveis proibir canudos de plásticos são algumas práticas que já vem sendo adotadas pelo governo e pela população. Mas e com relação ao café, o que é possível fazermos para tornar o café ecológico ?

            Vamos conhecer agora cinco formas de deixar o seu café mais ecologicamente correto.

1. Evite cápsulas de dose única a qualquer custo

Há alguns anos, com o surgimento da Nesrpesso, o café em cápsula passou a ser considerado um item caro, “de luxo”, e logo virou moda entre muitos.

            Aos poucos as máquinas de cápsula foram se popularizando e novas marcas foram surgindo, passando a popularizar o item. E como esse crescimento, cresceram também os problemas. Cápsulas de dose única são a forma de café mais prejudicial para o meio ambiente.

            Dados indicam que em 2015, no auge das cafeteiras de cápsulas, foram produzidas mais de 10 bilhões de cápsulas.

            Isso sem falar que esse tipo de café não proporciona uma experiência tão agradável quanto a do café passado na hora. Pois se olharmos para o café orgânico compreendemos de antemão que este oferece muito mais qualidade do que qualquer capsula de café.

2. Use um filtro reutilizável

   É sempre preferível utilizar um filtro de pano do que um filtro de papel. As pessoas geralmente acabam preferindo o de papel porque é mais prático, é só acabar de usar e jogar fora. Não tem que jogar a borra fora, lavar, secar e guardar para utilizar novamente.

            Existem vários tipos de filtros de papel e os que fazem mais mal são aqueles branqueados com cloros, que liberam dioxinas, substâncias químicas tóxicas que fazem mal aos seres humanos, os rios e mares e às plantas em crescimento.

            A boa notícia é que existem filtros de papel que são livres de cloro total ou processado. Mas, como todos geralmente ocorre com produtos que são mais benéficos para a saúde e o meio ambiente, custam um pouco mais. 

Procure sempre filtros de papel que contenham as siglas TCF (sem cloro total) ou PCF (sem cloro processado).

            Existem ainda outras formas de coar seu café, como o coador de aço, que dispensa o uso dos filtros de papel. Há ainda copos com moedor e coador de café. Basta alguns grãos a água e o copos se encarrega do resto.

            E como a criatividade do ser humano, aliada à tecnologia não param de crescer, é provável que surjam novidades no mercado de café.

3. Utilize a sua própria caneca

Desde o cafezinho tomado no escritório até a mais famosa rede de cafés do mundo utilizam copos que não são reciclados. Levar para o trabalho a sua própria xícara ou caneca, bem como a sua garrafinha de água é uma maneira simples e eficiente de ajudar o meio ambiente.

            Cada pessoa gasta, em média, em um dia de trabalho, de quatro a seis copos descartáveis, entre copos de cafezinho e de água. Algumas se valem da campanha adotem um copo, mas é muito fácil leva de casa. Tanto é que hoje as empresas viram nesse nicho uma oportunidade de fazer negócio e hoje existem vários modelos de canecas, copos e xícaras super descolados.

Se você considerar apenas um copo de café que toma nessa famosa rede de cafés, não vai parecer muita coisa. Mas, assim como você, milhares de pessoas tomam seus cafés e por ano são desperdiçados 60 bilhões de copos. O que fazer com tanto lixo que poderia ser evitado.

            Então, entre na onda do café ecológico, leva a sua própria água na bolsa e se quiser frequentar essa famosa cafeteria, existem canecas e copos para vender que estampam a marca da empresa,

4. Café ecológico - use cafeteiras elétricas

Comum na maioria das casas brasileiras, é aquela tradicional, em que colocamos a água, o coador de papel e o pó e simplesmente esperamos o líquido cair. Quem nunca se irritou por estar atrasado, precisando a sair de casa e ter que ficar olhando aquelas gotinhas caírem um a uma. Às vezes chega a irritar.

            O principal problema dessa cafeteira é que ela é feita de forma barata, para não durar muito. E é aquele produto que quando quebra vale mais a pena jogar fora e comprar um novo do que mandar consertar. E o resultado são milhares de equipamentos nos lixões.

            Uma alternativa para essa questão são as cafeterias manuais, que geralmente são feitas com uma peça só e para durar. Um bom exemplo são as cafeterias italianas, compostas de uma única peça e que vai direto ao fogo.

xícara de café

5. Compre da pessoa certa

Nem todos os torradores tratam a sua arte com o mesmo carinho e respeito. Alguns estudos já foram feitos e foram pesquisadas as que fazem um bom trabalho de  redução, reutilização e reciclagem.

            Como forma dessa parceria, que vem dando certo, seus remuneradores recebem condições de favoráveis de trabalho. Isso gera um clima de motivação dos funcionários, que veem o reconhecimento do seu trabalho e se sentem muito mais realizados em fazer suas funções.

Esta é uma das muitas formas de tornar o café ecológico nos dias de hoje, onde tudo o que vai acontecendo tende a levar-nos para o extremo oposto do mundo global ecológico.

Conclusão

Cada jornada é feita de pequenos passos. E cada passo que se dá é importante para o meio ambiente. Comece adotando uma pequena mudança, se acostume com ela e depois adote uma nova medida. Assim, você vai contribuir cada vez mais para o meio ambiente, além de melhorar cada vez mais suas experiências com café.

Artigos Recomendados

Será que a cafeína desidrata você (e confira como resolver)

A cafeína desidrata você (e confira como resolver) Um cafézinho cai bem em quase todas as horas do dia, não é mesmo? Seja no café da manhã, em uma reunião de negócios, na pausa do …

Descubra como preparar café manualmente

Como preparar o seu café de forma manual             Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua …

Confira como ler a embalagem de café como um especialista!

Confira como ler a embalagem de café como um especialista! Que o Brasil é um dos maiores consumidores de café do mundo e que essa bebida já faz parte do dia a dia dos brasileiros …

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo!

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo! Está preparado para descobrir como e onde encontrar o melhor café do mundo? Se você é amante de uma boa xícara de café, definitivamente, …

Café Expresso Vs. Cappuccino qual o vencedor

Café Expresso Vs Cappuccino qual o melhor? O café expresso e o cappuccino são bebidas icônicas, e cada uma dessas bebidas possuem suas peculiaridades que as destacam. Como você já sabe, o cappuccino usa expresso na …

Scroll to Top