Café descafeinado Eliminando a cafeína

O café descafeinado é para algumas pessoas uma boa alternativa ao café expresso normal com a particularidade da cafeína ter sido removida.

O cafe expresso é uma das bebidas mais populares do mundo. Muitas pessoas gostam de tomar um bom expresso, mas querem ou precisam limitar a ingestão de dessa substancia por algum motivo, nesse caso optam por café descafeinado.

Neste artigo analisaremos detalhadamente o cafe expresso descafeinado e seus efeitos na saúde, tanto bons quanto ruins.

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

café descafeinado

O que é café um expresso descafeinado?

Por mais incrível que pareça, o café expresso descafeinado não é completamente livre de cafeína. No Brasil, para um café poder ser chamado de descafeinado ele precisa ter mais de 97% da desta substancia retirada. 

Mas, como o café possui mais de 1.500 compostos químicos diferentes, extrair cerca de 1% a 2% sem alterar o sabor original da bebida é impossível, por isso, querendo ou não, o expresso descafeinado sempre possui um gosto diferente.

Para colocar isso em perspectiva, uma xícara média de café de 354 ml contem 180 mg de cafeína e um descafeinado do mesmo tamanho teria cerca de 5,4 mg. Também, a quantidade dessa substancia num café deste tipo depende da qualidade do grão e do processo de descafeinação que foi utilizado.

Os grãos de descafeinado geralmente são produzidos por três métodos diferentes, usando água, solventes orgânicos ou dióxido de carbono para extrair tornar os grãos descafeinados. Todos os métodos absorvem ou vaporizam os grãos de café não torrados, verdes, até que a essa substância se dissolva ou até que os poros dos grãos sejam abertos. A partir daí, conseguimos um café descafeinado.

Conheça abaixo cada método de como tornar uma bebida descafeinada:

  • Processo à base de solventes orgânicos: esse método usa uma combinação de cloreto de metileno, acetato de etila e água para criar um solvente que extrai, torna o grão descafeinado. 
  • Utilizando água: este é o único método orgânico de descafeinar o café. Depende da osmose para extrair e garante uma descafeinação de 99,9%.
  • Processo de dióxido de carbono: O método mais utilizado atualmente é o dióxido de carbono, um composto naturalmente encontrado no café, assim ele remove a essa substancia e deixar intactos outros compostos aromatizantes. Embora eficiente, é muito mais caro.

No geral, o tipo de torrado que você escolhe para o seu café expresso afeta mais o sabor do que o método de descafeinação. Entretanto, o processo de descafeinação altera o cheiro e o sabor do café, resultando em um sabor mais suave e em cores diferentes.

O Café descafeinado é melhor para a saúde?

Seja descafeinado ou normal, o café é sempre rico em antioxidantes e, embora o descafeinado possa ter uma quantidade um pouco menor desses antioxidantes, o cafe descafeinado não é desprovido dos benefícios.

Seja consumindo um café normal ou uma bebida mais suave, o café pode ajudar a prevenir o câncer e até o diabetes tipo 2.

Mas isso não é tudo, pois, este tipo de café possui muitos atributos positivos, alguns dos quais são devidos ao fato dele ser descafeinado:

  • O consumo de descafeinados em um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que homens que bebem de seis ou mais xícaras de descafeinado por dia apresentaram uma redução de 60% no risco de desenvolver câncer letal de próstata.
  • O café descafeinado pode ajudar a diminuir a mortalidade, pois, tem efeito positivo sobre fatores de risco como a depressão, por exemplo.

Benefícios para a saúde de beber café descafeinado

A verdade é que o café expresso, tanto normal quanto descafeinado faz bem a saúde, já que ele está associado a inúmeros benefícios à saúde, atribuídos principalmente a sua ação antioxidante e outras substâncias ativas.

No entanto, os efeitos específicos para a saúde do descafeinado podem ser difíceis de determinar. Isso ocorre porque a maioria dos estudos avalia a ingestão de café sem distinguir entre café comum e descafeinado, e alguns nem sequer incluem o descafeinado.

Além disso, a maioria dos estudos é observacional, assim eles não podem provar que o café causou os benefícios, apenas que o café está associado a eles. Mas, conheça abaixo alguns dos benefícios que o descafeinado pode trazer a nossa saúde.

Prevenção do diabetes tipo 2

Beber café, tanto normal quanto descafeinado, tem sido associado à diminuição do risco do desenvolvimento do diabetes tipo 2. Cada xícara diária pode reduzir o risco em até 7% às chances de desenvolvimento desse tipo de diabetes.

O café contém quantidades significativas de magnésio, cromo e outros minerais que ajudam o nosso corpo metabolizar a insulina. Assim, o café pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Um estudo realizado com mais de 450.000 pessoas e publicado nos arquivos Internacionais da medicina, descobriu essa ação do expresso descafeinado. Um estudo similar realizado com 193 mil pessoas, mostrou uma redução de 35% das chances do desenvolvimento da diabetes para pessoas que bebem seis a sete xícaras de café por dia.

Evita o envelhecimento precoce

O café normal e o descafeinado parecem ter um efeito bastante positivo em doenças causadas pelo envelhecimento.

Em estudos realizados em células humanas, mostrou que o descafeinado pode proteger os neurônios no cérebro. Isso poderia ajudar a impedir o desenvolvimento de doenças neuro degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Muitos estudos mostram que as pessoas que tomam café regularmente têm um risco menor de desenvolverem Alzheimer e Parkinson, mas são necessários mais estudos especificamente sobre o descafeinado.

Redução de sintomas da azia

Um dos efeitos colaterais mais comuns de se beber café é azia ou refluxo ácido. Assim, muitas pessoas sofrem com isso, e beber cafe descafeinado pode aliviar esse efeito colateral desconfortável. 

Ainda, o descafeinado demonstrou causar significativamente menos refluxo ácido do que o café comum.

Quem deve escolher o descafeinado em vez do café comum?

Há muita variabilidade individual quando se trata de tolerância à cafeína. Para algumas pessoas, apenas 1 xícara de café já pode ser demais, enquanto para outras 6 xícaras de café por dia pode ser pouco.

Mas, é importante saber que o consumo em excesso de café cafeinado pode sobrecarregar o nosso sistema nervoso central e ansiedade, causar inquietação, arritmia cardíaca, problemas digestivos e até mesmo problemas para dormir.

Assim, pessoas que são sensíveis à bebidas cafeinadas podem querer diminuir a ingestão de café comum ou passar a consumir apenas o descafeinado.

Aqueles com certas condições médicas também podem precisar de dietas restritas à bebidas cafeinadas. Isso inclui pacientes que tomam medicamentos controlados que podem interagir com cafeína. 

Além disso, recomenda-se que mulheres grávidas e que estejam amamentando limitem sua ingestão de bebidas cafeinadas. Crianças, adolescentes e indivíduos que sofrem de ansiedade ou problemas para dormir também são aconselhados a não consumir café normal.

Entretanto, como podemos ver o expresso descafeinado é uma excelente alternativa para todos aqueles que não podem ou não querem consumir, sem abrir mão de apreciar um bom café diariamente.

Artigos Recomendados

Café Descafeinado – Eliminando a Cafeína

Café descafeinado Eliminando a cafeína O café descafeinado é para algumas pessoas uma boa alternativa ao café expresso normal com a particularidade da cafeína ter sido removida. O cafe expresso é uma das bebidas mais …

Qual o preço justo a pagar por grãos de café ?

Qual o preço justo a pagar por grãos de café ?  Após desenvolver seu paladar, você vai descobrir que existem diversos tipos de café diferentes e, principalmente, com preços variados. Desde os grãos de café …

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema!

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema! Você gosta muito de tomar café, mas, após uma xícara, acaba sentindo um certo desconforto, acertei? Não se preocupe, pois hoje …

Descubra tudo sobre o Café Expresso Ristretto

Descubra tudo sobre o café expresso Ristretto Ristretto é um termo italiano que significa “encurtado” ou “estreito”, ou o equivalente a um “café serré” em francês e, podemos considerar que está bebida é um completo oposto …

Café Expresso Vs. Cappuccino qual o vencedor

Café Expresso Vs Cappuccino qual o melhor? O café expresso e o cappuccino são bebidas icônicas, e cada uma dessas bebidas possuem suas peculiaridades que as destacam. Como você já sabe, o cappuccino usa expresso na …

Scroll to Top