O café descafeinado tem cafeína? Descubra toda a verdade sobre o descafeinado

Se você está aqui, é bastante óbvio que adora café. Afinal, o café é uma das bebidas mais populares em todo o mundo. No entanto, nem todos desfrutam desse impulso energético que o café lhes proporciona e com isso surgem mitos que se destacam mais que a verdade. Dai surge a pergunta: O café descafeinado tem cafeína ?

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

café descafeinado

O café, como você sem dúvida sabe, contém cafeína. É a cafeína que faz você sentir sua atenção dobrada, reduzindo a fadiga, dentre outras sensações. 

Algumas pessoas, porém, devido a problemas de saúde ou simplesmente à escolha pessoal, procuram limitar a ingestão de cafeína em um determinado dia. Para eles, o café descafeinado é uma excelente maneira de aproveitar a xícara de café sem ingerir cafeína extra.

Mas quanto você realmente sabe sobre o este tipo de café e como é feito? Agora você saberá mais sobre o café descafeinado, seus efeitos, tudo que está por trás deste que é considerado uma saída para aqueles amantes do café.

O que é café descafeinado?

Isso pode parecer uma pergunta boba, mas você ficaria surpreso com quantas pessoas realmente não sabem.

Ele é um café comum que passou por um processo para remover quase toda a cafeína dos grãos. Na maioria dos casos, cerca de 97% da cafeína será removida. 

Como é feito?

Então, como é produzido o café descafeinado? 

Existem alguns processos diferentes, embora a maioria deles seja, no final, muito semelhante um ao outro. Basicamente, os grãos de café são lavados em um solvente geralmente composto de água, solventes orgânicos ou dióxido de carbono.

Este solvente remove lentamente a cafeína dos grãos, com o resultado final sendo um lindo grão de café isento de cafeína.

Esse processo ocorre no início, antes que o feijão seja torrado e / ou moído. 

café sem cafeina

Você pode dizer a diferença?

A maioria das pessoas é muito exigente no que diz respeito ao café, por isso, se decidirem mudar para o descafeinado, que desejam ter um café com gosto muito semelhante à variedade comum de cafeína.

Será mesmo que o gosto é semelhante mesmo depois de passar por todo esse processo citado anteriormente?

Eu vou lhe dizer que o processo de descafeinado afeta o cheiro e o sabor geral do café. Mais frequentemente, o café sem cafeína terá um sabor e um cheiro muito mais leves em comparação com o café comum.

Então, como você contorna isso? 

Na minha opinião, se o seu café for muito leve, tanto no cheiro quanto no paladar, você deve usar um grão mais forte que tenha sido descafeinado para alcançar melhor o nível de força que você está procurando em uma xícara de café.

O café descafeinado tem cafeína ?

É importante lembrar que, apenas porque é chamado de café descafeinado, não significa que não haja absolutamente nenhuma cafeína nele. Embora o processo usado para fazer o café limpe a maior parte da cafeína, alguns sempre permanecem.

A quantidade de cafeína varia de café para café. No entanto, você pode apostar que a quantidade de cafeína no café descafeinado estará entre 0 e 7 mg por xícara. Para colocar isso em perspectiva, a xícara média de café comum contém algo entre 70-140 mg de cafeína por xícara. Como você pode ver, quase toda a cafeína é removida.

Ainda assim, se você deseja eliminar completamente a cafeína de sua dieta, infelizmente, terá que abandonar seu hábito diário. Mas se você quiser quase eliminá-lo, pode ficar com sua xícara de café descafeinado todos os dias e ingerir muito pouca cafeína. Estas são as opções para continuar ingerindo café.

O café sem cafeína é ruim para você?

Dado todo o ressentimento destinado ao descafeinado na comunidade cafeeira, você deve estar se perguntando se há algum efeito colateral negativo ao buscar café descafeinado.

Bem, de acordo com este estudo de 2017 publicado pelo The BMJ, a resposta parece ser não. Não há efeitos colaterais negativos na escolha do descafeinado. No entanto, a ideia de que o descafeinado pode realmente ser ruim para sua saúde não é completamente infundada.

Por que as pessoas estão preocupadas

Como mencionamos anteriormente, para descafeinar os grãos de café, eles devem ser expostos a um solvente que os liberte da substância.

Embora algumas vezes essas substâncias sejam rotuladas como “naturais” ou “orgânicas” porque ocorrem naturalmente, elas geralmente são produzidas sinteticamente. Essa é uma prática comum com acetato de etila, que pode representar algum risco em altas doses.

Porém, a quantidade presente no café é insignificante e improvável de causar problemas. Outra substância que tem sido motivo de preocupação é o cloreto de metileno, pois a exposição a ele no ar pode afetar o sistema nervoso central, reduzindo a atenção e a coordenação.

No entanto, a Food and Drug Administration (FDA) autorizou o uso para descafeinação, desde que haja menos de 0,0001% no produto final. Então, isso também não é nada para se preocupar.

Ansioso

No entanto, os cientistas continuam a investigar os possíveis benefícios à saúde e retiram o café com cafeína e o café com descafeinado. Algumas pesquisas atuais envolvem a investigação do impacto variado do alto consumo de café descafeinado nos níveis de HDL2 (um tipo de colesterol) em diferentes faixas de IMC.

Agora, vamos dar uma olhada nos benefícios potenciais para a saúde do café descafeinado.

Então ... Descafeinado é bom para você?

Já aprendemos que o café tem muitos benefícios para a saúde, e esses benefícios para a saúde não são eliminados apenas porque você muda para o descafeinado.

Antioxidantes

Como o café comum, o café sem cafeína é carregado com os nutrientes que seu corpo precisa e é preenchido com antioxidantes necessários para uma vida saudável. No entanto, existem algumas diferenças entre café comum e descafeinado.

Por exemplo, o café descafeinado pode ter quantidades até 15% menores de antioxidantes, ácido hidrocinâmico e polifenóis, em comparação com o café comum. Ainda assim, isso não é uma quantia significativa no grande esquema das coisas. Portanto, se você deseja diminuir a ingestão de cafeína, não pense que precisará renunciar completamente os muitos benefícios à saúde do café.

Risco reduzido de doença

Como o café comum, o café descafeinado pode realmente reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e ambos os tipos podem realmente melhorar a função hepática e até impedir a morte prematura.

Alguns estudos até associaram café comum e descafeinado ao risco reduzido de desenvolver uma variedade de distúrbios neurodegenerativos e isso pode até ajudar a reduzir o risco da doença de Parkinson e da doença de Alzheimer.

Além disso, estudos mostraram que, se você tomar duas ou mais xícaras de café descafeinado por dia, terá uma chance até 48% menor de desenvolver câncer retal.

Sem refluxo ácido ou colisão

Além disso, um dos principais efeitos colaterais de beber café é azia ou refluxo ácido. Quando você bebe descafeinado, no entanto, esses efeitos colaterais são bastante reduzidos. Além disso, sem a cafeína, você não precisará se preocupar em se cansar depois que a cafeína terminar.

Embora o café comum em geral pareça ter um pouco de vantagem, muitos desses mesmos benefícios para a saúde também podem ser encontrados no café descafeinado e há ainda alguns benefícios adicionais a serem inseridos, o que significa que existem muitas razões para beber descafeinado que vão muito além do desejo de diminuir a ingestão de cafeína em um determinado dia.

Quem deve beber café descafeinado?

Então, a pergunta é: quem deve tomar café descafeinado? 

Todos nós devemos fazer isso?

Olha, se você quer tomar café descafeinado, por todos os meios, vá em frente. Definitivamente, não vai machucá-lo e, de certa forma, pode ajudá-lo.

Ainda assim, existem outros por aí que provavelmente deveriam escolher descafeinado em vez de café comum. Algumas pessoas são apenas mais sensíveis aos efeitos colaterais da cafeína do que outras. Isso pode deixá-los ansiosos e nervosos ou até mantê-los acordados até altas horas da noite. De fato, aqueles com transtornos de ansiedade provavelmente devem evitar a cafeína.

Dependendo da sua situação, pode ser o seu médico que recomenda limitar a ingestão de cafeína – como mulheres grávidas, idosos e pessoas com problemas cardíacos.

Obviamente, você não é médico – mas preste atenção em como a cafeína afeta seu corpo e talvez tente mudar o descafeinado se estiver exagerando na cafeína.

Conclusão

Agora você entende a diferença entre café comum e descafeinado, e não apenas os detalhes superficiais sobre ele.

Saber disso pode ajudá-lo a encontrar o café descafeinado perfeito, se você decidir reduzir ou mesmo eliminar sua ingestão de cafeína todos os dias. Lembre-se, só porque você deseja limitar sua cafeína, não significa que você deve desistir de sua xícara de café favorita.

Embora você precise experimentar para encontrar o café descafeinado perfeito, incentivo-o a continuar pesquisando até encontrar um que você goste tanto quanto a sua xícara regular de café. A cafeína é considerada relativamente inofensiva em doses razoáveis. No entanto, ainda existem muitas pessoas que querem reduzir quanto têm em um dia.

E não há nada de errado nisso! 

Encontrar o tipo certo de café descafeinado pode ser a chave para todos os amantes de café reduzirem a cafeína enquanto desfrutam de uma ótima xícara de café.

Só porque é descafeinado não significa que é ruim. Mas você terá que tentar tipos diferentes para encontrar um que funcione para você. 

Você está pronto para reduzir a cafeína em sua dieta? Por que não começar hoje a sua busca por uma grande xícara de café descafeinado?

Artigos Recomendados

Café para dor de cabeça ? Descubra a verdade.

Café para dor de cabeça ? Descubra toda a verdade Café para dor de cabeça ? hmmm será que funciona mesmo. Se o cafe cura dor de cabeça e enxaquecas, aqui estão algumas notícias confusas: …

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo!

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo! Está preparado para descobrir como e onde encontrar o melhor café do mundo? Se você é amante de uma boa xícara de café, definitivamente, …

Será que vale a pena comprar café orgânico certificado?

Será que vale a pena comprar café orgânico certificado? O movimento pelo uso de alimentos orgânicos está causando cada vez mais impacto e aumento em todo o mundo. Os principais alimentos procurados pelos consumidores são as …

Descubra como preparar café manualmente

Como preparar o seu café de forma manual             Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua …

Café Descafeinado – Eliminando a Cafeína

Café descafeinado Eliminando a cafeína O café descafeinado é para algumas pessoas uma boa alternativa ao café expresso normal com a particularidade da cafeína ter sido removida. O cafe expresso é uma das bebidas mais …

Scroll to Top