Tomar café da dor de barriga? Conheça os 3 motivos e a solução!

Você gosta muito de tomar café, mas, após uma xícara, acaba sentindo um certo desconforto, acertei? Não se preocupe, pois hoje você vai conhecer os 3 motivos pelos quais tomar café da dor de barriga, e solução para este problema.

Um cafezinho é sempre bem-vindo, não é mesmo? 

Principalmente de manhã, para acordar de verdade e se preparar para um bom dia. Aliás, você sabia que, apesar do brasileiro amar tomar uma boa xícara de café ao acordar, esse não é o melhor momento para consumir cafeína?

Caso você queira entender o porquê, preparamos um artigo especial com todas as razões e alternativas para você, que quer ter um dia produtivo e saudável, mas sem abrir mão do “pretinho”. Clique aqui.

estômago sensível ao café

O café, apesar de trazer benefícios para a saúde, como a redução dos riscos de alguns tipos de câncer, de melhorar o metabolismo e até mesmo o fígado, também tem um lado muito ruim: o incômodo no estômago.

Para os amantes de café e que sofrem com os efeitos da cafeína, temos uma boa notícia: você não vai precisar para de tomar café! Embora algumas razões estejam fora do nosso controle, outras não.

Pronto para conhecer as razões e como aproveitar ao máximo a sua bebida sem sentir muito desconforto? Vamos lá!

Café em Grãos Descafeinado Orfeu 250g

  • É um café encorpado, de baixa acidez e surpreendentes notas de chocolate
  • Este blend utiliza o método Swiss Water para extração da cafeína
  • Um processo a base de água e totalmente livre do uso de elementos químicos, que garante sabor agradável e sem amargor

Seu estômago é sensível ao ácido do café

Nesse momento é preciso lembrar um pouco das aulas de biologia. O nosso sistema digestivo trabalha através de ácidos, certo? Eles são os responsáveis por decompor tudo o que consumimos.

Não tem jeito, nós precisamos desses ácidos para que o nosso organismo funcione corretamente e produza a energia necessária para realizar as atividades do dia a dia. Por outro lado, o excesso desses ou de algum ácido em específico pode causar sintomas desconfortáveis.

E é exatamente isso que pode acontecer com você. Como o café é uma bebida mais ácida, esses índices aumentam em nosso corpo e, assim, podemos ter alguns sintomas como:

  • Inchaço
  • Arroto
  • Cólicas
  • Desconforto
  • Desidratação

Ao procurar os impactos da cafeína em nosso organismo, também é possível encontrar uma relação entre o café e o refluxo gástrico. Entretanto, ainda não há um consenso clínico sobre isso.

O que fazer quando o café da dor de barriga ?

Quando você se apercebe que o café da dor de estômago, a primeira coisa que você precisa fazer, nesse caso, é uma espécie de teste. 

Isso é importante para que você entenda realmente qual é o problema e verifique se, nesse caso, o seu estomago é sensível ao ácido do café (e de outras bebidas em geral).

Por isso, procure cortar, durante alguns dias, algumas bebidas mais ácidas e verifique se você sente alguma diferença em relação aos sintomas.

Dessa forma, elimine temporariamente bebidas como suco de frutas, refrigerantes a base de cola, sucos de frutas cítricas, as bebidas esportivas, álcool e o café (você consegue!).

Como lidar com o estômago sensível ao ácido do café?

Se você fez o teste e percebeu que o problema é, de fato, o ácido e quer continuar tomando o seu cafezinho, faça o seguinte:

  • Procure cafés com baixa acidez – essa é uma opção para quem percebeu que é sensível e quer reduzir os sintomas. Basta optar por grãos de café que estão em uma escala menor de acidez. 
  • Café gelado – parece loucura, eu sei. Muita gente ama o café quentinho e não está muito acostumando com o “cold brew”, como é conhecido o café gelado. A verdade é que essa pode ser uma ótima alternativa porque a água fria reduz até 66% da acidez do café! Caso você queira mesmo tomar um café quente, pode preparar uma espécie de concentrado em água fria e, depois, acrescentar a água quente.

Você também pode equilibrar o consumo de bebidas ácidas. Talvez diminuir um pouco de álcool ou de refrigerantes.

O grande problema no desconforto no estômago é, em geral, causado não pelos ácidos, mas pela própria cafeína.

 

Cápsulas De Café Origens Brasileiras Blend Descafeinado Expressus Sabor

  • Café com Torra Encorpada
  • Contém 10 cápsulas
  • Tipo Ristretto
  • Compatível com cafeteiras Nespresso
  • Expressus A melhor expressão do café
  • Cápsulas de Café Hermeticamente fechadas e embaladas em atmosfera protetora
  • O produto não contém glúten

Seu estômago é sensível à cafeína do café

A cafeína presente no café também faz com que o seu organismo produza mais ácidos. E o resultado disso? Mais ácidos no seu organismo e mais sintomas negativos no seu corpo.

Independente do ácido, o corpo humano tende a ser mais sensível à cafeína. A própria molécula de cafeína já é considerada, em muitos casos, algo que irrita o estômago.

Isso acontece porque ela força o estômago a trabalhar mais, como se precisasse expulsar rapidamente cada uma das moléculas de cafeína do seu corpo.

Lembre-se que a cafeína também está presente em alguns refrigerantes e chás.

estômago sensível ao café1

Como lidar com o estômago sensível à cafeína?

  • Consumir café descafeinadovocê pode até ter revirado os olhos agora, mas a verdade é que existem muitos descafeinados com qualidade especial e que podem ser consumidos de maneira muito prazerosa também.
  • Reduzir o número de cafezinhos durante o dia – pode parecer difícil, mas também é uma boa alternativa para que quer reduzir os sintomas sem abrir mão do café. Se você conseguir, por exemplo ficar 48 horas sem a bebida, pode ser ainda melhor, pois estudos mostram que durante essas pausas o tecido do estômago se recupera – como se a cafeína, de alguma maneira, alterasse as condições naturais dos tecidos estomacais.
  • Coma uma banana – Oi? Isso mesmo! As bananas são alimentos alcalinos e podem cancelar os ácidos extras da cafeína. Além disso, ela possui outras substâncias que “acalmam” o estômago.

Você está tomando café de barriga vazia

 

Nessa altura, você já deve ter percebido que tomar café de estômago vazio, definitivamente, não é a melhor escolha, certo? Talvez o seu problema seja exatamente esse.

Ao acordar, se você toma o seu café sem comer nada, você certamente terá problemas. Já percebemos que essas moléculas e ácidos perturbam o estômago naturalmente. Imagine quando elas chegam ao estômago sozinhas? Pobre estômago…

O que fazer?

Bom, aqui está claro, certo? Nunca tomar apenas o café durante a manhã.

Faça testes.

Combine o café com um pão, com cereal ou outros alimentos. Veja o que te deixa menos confortável. Se ainda assim não resolver ou amenizar, procure inserir banana no seu café da manhã.

Nespresso Essenza Mini, Máquina de Café, 110v/220v

  • Preparo automático de café espresso (40 ml) e café lungo (110 ml)
  • Compartimento para até 6 cápsulas usadas
  • Volume de café programável
  • Apoio de xícara removível

Como amenizar os sintomas do café no estômago?

Ou seja, para diminuir os sintomas, você precisa:

  1. Conhecer o seu corpo e entender o que está causando os sintomas
  2. Equilibrar o consumo de cafeína
  3. Buscar cafés menos ácidos

Caso os sintomas não diminuam, o ideal, sempre, é buscar um acompanhamento médico, ok? Alguns casos exigem um tratamento clínico mais cuidadoso, então fique atento!

Quer ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre café e receber tudo diretamente no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter!

Espero que você tenha percebido ao longo deste artigo porques o café da dor de barriga. Aproveitamos para explicar os 3 principais motivos por que isso acontece e claro as diversas soluções possiveis para resolver este problema.

Caso o artigo tenha sido util para você, aproveite e partilhe com os seus familiaires, amigos, colegas de trabalho.

Até já!

Artigos Recomendados

Conheça as 5 formas de tornar o seu café mais ecológico

Conheça as 5 formas de tornar o seu café ecológico No artigo de hoje iremos falar sobre como tornar o café ecológico. O mundo passou por um período muito egoísta, onde cada um só pensava …

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo!

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo! Está preparado para descobrir como e onde encontrar o melhor café do mundo? Se você é amante de uma boa xícara de café, definitivamente, …

Será que a cafeína desidrata você ? (confira com resolver)

A cafeína desidrata você (e confira como resolver) Um cafézinho cai bem em quase todas as horas do dia, não é mesmo? Seja no café da manhã, em uma reunião de negócios, na pausa do …

Aprenda como ler os rótulos da embalagem de café corretamente

Aprenda como ler os rótulos da embalagem de café corretamente Você sabe que o Brasil é um dos maiores consumidores de café do mundo ? E que essa bebida já faz parte do dia a …

Descubra o café Macchiato

Descubra o café macchiato Espuma, leite e café expresso. Apenas esses três ingredientes podem formar pelo menos quatro bebidas diferentes, familiares aos consumidores de café em geral. Ingredientes simples que ajustados à perfeição e sabor …

Scroll to Top