Comprar café barato é ruim para o mundo global ?

As pessoas, de uma forma geral, possuem em suas mãos uma arma muito valiosa, capaz de definir o sucesso ou o fracasso de uma marca, de uma grande empresa ou até mesmo da economia de um país. Estamos falando do poder de compra do consumidor. 

Cada real gasto na compra do seu cafezinho vai muito além daquele líquido fumegante que chega até você, há uma cadeia de etapas por trás dele, umas boas e outras nem tanto.

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

café barato

E isso vale tanto para o cafezinho comprado na padaria, junto com o pão na chapa antes de ir para o trabalho, para o cafezinho depois da sobremesa no restaurante da moda, ou naquele da cafeteria famosa, que todos adoram sair andando com os copinhos na mão. Até mesmo o café que você compra para a sua casa, pode trazer consequências negativas ao meio ambiente, se você não tomar algumas precauções.

As mudanças globais e climáticas estão causando uma crise na indústria cafeeira, especialmente nas plantações, que estão tendo diminuição em seus lucros. 

Isso vem afetando especialmente os fazendeiros, que ganham cada vez menos com o plantio e cultivo do café, o que significa que cada vez mais pessoas estão se afastando desse trabalho, pois o trabalho é cada vez mais intenso, porém não aumento no percentual de lucro.

Vamos ver agora algumas formas de fazer com que a compra do café não faça tanto mal ao meio ambiente e ajude a preservar cada vez mais nosso planeta.

Com isso, comprar, preparar e degustar o seu café vai ser algo muito mais prazeroso, pois além de começar bem o seu dia e sentir os aromas deliciosos do café, você ainda estará contribuindo para um mundo melhor.

Entretanto, a solução encontrada por alguns agricultores é produzir um café de qualidade inferior. Mas o café pode até ser vendido em maior quantidade ou em menor preço, mas isso não significa que o lucro dos fazendeiros aumenta.

A margem permanece a mesma, o que não é bom para os fazendeiros, muitos dos quais abandonam a lavoura.

Vamos mostrar agora porque comprar barato não é uma boa ideia e não favorece aqueles que estão na luta por uma vida digna e melhor através do café. 

Café barato é economicamente insustentável

Há um custo básico para a produção de café. E a colheita, por si só, já não é algo muito lucrativo para os produtores. A maioria não produz em quantidade suficiente para obter uma boa margem de lucro e melhorar seu padrão de vida.

O ciclo do café geralmente ocorre da seguinte maneira: o pequeno agricultor vende para um comprador, geralmente local, que vende para a fábrica mais próxima. A fábrica, por sua vez, vende para o distribuidor e este vende a torrefadora. Ao final, a torradeira vende para os supermercados, mercados, cafés e outros estabelecimentos. 

É um processo com muitos intermediários onde cada um vai ficando com um percentual do valor final do produto e quem menos recebe são os agricultores. 

Esse modelo de venda de café é insustentável, pois permite lucro apenas aos que integram a parte final do ciclo da venda do café, ou seja torrefadoras, supermercados, cafés e demais estabelecimentos comerciais. Enquanto isso, os agricultores permanecem sem nenhuma perspectiva de melhoria em sua condição de vida, completamente estagnados e ganhando uma parcela ínfima pelos anos de plantio, cuidado com a plantação e colheita. 

Uma solução para esse problema são as cooperativas que, além de garantir a procedência do café vendido por meio de certificação, ainda dão aos agricultores a chance de exigir preços mais altos, pois eliminaram atravessadores e garantem a sustentabilidade da produção. Só que isso acaba refletindo no valor final do produto.

Café barato não é sustentável para o meio ambiente

O vento, as fortes chuvas e até mesmo as baixas temperaturas vêm ocorrendo de forma incomum nos últimos tempos e essas alterações climáticas atrapalham por demais as plantações de café.

Existem soluções para essas questões, mas muitos plantadores não possuem o acesso à tecnologia, seja por falta de parcerias com os governos ou de recursos próprios para investir e assim deixam de ter acesso aos avanços tecnológicos que poderiam melhorar sua condição. 

Dessa forma, os produtores, especialmente os pequenos, optam por garantir a sua próxima colheita, mas não pensam a longo prazo, em como algumas melhorias podem fazer essa colheita render muito mais nos anos seguintes.

Porém, o pequeno planador vive um dilema, pois não pode se dar ao luxo de deixar de sustentar sua família durante todo o ano para investir em equipamentos para a colheita seguinte.

Algumas soluções que vem dando certo são plantar variedades resistentes ao clima ou árvore de sombra. O custo alto dessas soluções é o que mais afasta o pequeno produtor dessas inovações tecnológicas. Não dá para investir nos anos seguintes e faltar o sustento da família até lá. 

Pesquisas vem sendo realizadas nesse sentido e a conclusão que se vem chegando é que a continuidade da sustentabilidade ambiental deve ser um esforço de grupos. Se todos na cadeia de produção estiverem a bordo, as mudanças serão visíveis em pouco tempo.

Café barato é a oportunidade perdida de causar impacto

Algumas empresas de café estão causando impacto em todo o mundo, através da transparência do fornecimento, utilização de laser e água fresca e cuidado da saúde das fazendas remotas. Dessa forma a responsabilidade ética está sendo alcançada.

E esse é o custo das empresas que priorizam o café barato, acabam perdendo um apoio valioso. Nossos hábitos de compra podem causar consequências.

Os problemas mencionados estão causando danos, mas nós podemos parar com isso. Ao optar por apoiar negócios com consciência global, podemos capacitar aqueles que capacitam os agricultores.

Por isso convidamos você a comprar café de empresas que tenham impactos claros e visíveis. Deixe de lado aquelas que não se atualizam quando observam uma queda nas vendas.

Sustentabilidade à parte, o café barato tem um gosto que chega até a ser considerado chato. E não é isso o que você quer, não é mesmo? 

Você quer um café rico, balanceado e satisfatório. Então confira o nosso artigo sobre qual o melhor café do mundo.

Artigos Recomendados

Café Expresso Vs. Cappuccino qual o vencedor

Café Expresso Vs Cappuccino qual o melhor? O café expresso e o cappuccino são bebidas icônicas, e cada uma dessas bebidas possuem suas peculiaridades que as destacam. Como você já sabe, o cappuccino usa expresso na …

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema!

O café perturba o seu estômago? Conheça 3 motivos e como resolver este problema! Você gosta muito de tomar café, mas, após uma xícara, acaba sentindo um certo desconforto, acertei? Não se preocupe, pois hoje …

Será que a cafeína desidrata você (e confira como resolver)

A cafeína desidrata você (e confira como resolver) Um cafézinho cai bem em quase todas as horas do dia, não é mesmo? Seja no café da manhã, em uma reunião de negócios, na pausa do …

Descubra como preparar café manualmente

Como preparar o seu café de forma manual             Muitas pessoas, na correria do dia a dia, optam por comprar seu café torrado e moído, solúvel, e apenas colocar na cafeteira elétrica para preparar sua …

Qual o preço justo a pagar por grãos de café ?

Qual o preço justo a pagar por grãos de café ?  Após desenvolver seu paladar, você vai descobrir que existem diversos tipos de café diferentes e, principalmente, com preços variados. Desde os grãos de café …

Scroll to Top