A cafeína desidrata você (e confira como resolver)

Um cafézinho cai bem em quase todas as horas do dia, não é mesmo? Seja no café da manhã, em uma reunião de negócios, na pausa do trabalho ou então logo após o almoço. 

Nós consumimos muito café ao longo do dia. Assim, fica a pergunta: será que a cafeína desidrata você?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que a cafeína não está presente apenas no café. Ela também é encontrada em chás, refrigerantes (principalmente aqueles que são à base de cola) e até mesmo no chocolate.

a cafeína desidrata

Levar sacolas recicláveis proibir canudos de plásticos são algumas práticas que já vem sendo adotadas pelo governo e pela população. Mas e com relação ao café, o que é possível fazermos para tornar o café ecológico ?

AVISO SOBRE COMISSÕES AFILIADAS:

De forma a sermos 100% transparentes com o nosso público, informamos que sempre você clicar em um link referente a um produto e decidir comprá-lo, poderemos ganhar uma pequena comissão  de afiliado. Não terá qualquer custo para você, mas é com esta ajuda que suportamos todos os custos inerentes ao funcionamento do nosso site (criação de conteúdo, hospedagem, etc…)

A relação entre cafeína e desidratação

Essa relação que se faz entre a cafeína e a desidratação surge, na realidade, a partir de um estudo de 1928, em que foi observado um aumento no número de vezes em que pessoas que consumiram café precisavam ir ao banheiro.

Assim, muitas pessoas aderiram a essa explicação e, segundo o professor Lawrence Armstrong, da Universidade de Connecticut, a notícia se espalhou ao redor do mundo. Mas, na verdade, a ciência e possui outras explicações.

De acordo com Armstrong, em entrevista para a revista Live Science, há uma lógica no aumento da urina: quanto mais líquido você bebe, mais vezes você precisa ir ao banheiro. E, da mesma forma que você não precisa parar de beber água, você não precisa parar de consumir cafeína.

Então a cafeína desidrata?

O mesmo professor, juntamente com a sua equipe, realizou um novo estudo sobre o assunto. Com cerca de 59 homens, eles controlaram suas dietas durante 11 dias, incluindo doses diárias de cafeína adequadas para cada organismo.

Ao final da pesquisa, o grupo constatou que a cafeína não possui poder ou efeito de desidratar o organismo, ainda em doses mais altas. E para que o café seja realmente letal ao organismo humano, seria necessário que consumíssemos mais de 100 xícaras em um único dia.

Então, não precisa se preocupar. Café não desidrata. E esse pode ser um dos grandes mitos sobre essa bebida apaixonante.

Mas e os sintomas?

Existem outros sintomas e desconfortos que podem ser associados com o café. Entre eles:

  • Dores de estômago
  • Arroto
  • Inchaço
  • Cólicas

Há quem diga, também, que o refluxo gástrico está relacionado ao consumo de cafeína. Entretanto, ainda não existe um consenso médico sobre o assunto.

Os sintomas citados acima podem estar relacionados à sensibilidade do estômago com a cafeína ou os ácidos. Apesar dos sintomas, é possível aderir a algumas medidas e, assim, diminuir os sintomas. Quer saber tudo sobe o assunto? Clique aqui.

Os benefícios da cafeína para a saúde

Ao contrário do que muita gente pensa, a cafeína pode fazer muito bem tanto para a nossa saúde, em geral, quanto para o nosso organismo e dia a dia.

Não é segredo para ninguém que o café, especificamente a cafeína, atua como um estimulante para o nosso organismo. Isso significa que se você tomar café em determinados períodos do dia, você poderá ficar mais atento e com mais disposição.

“Com certeza! Eu mesmo só consigo acordar depois que eu tomo a minha xícara de café!”

Você, possivelmente, pensou em algo do tipo. E se você também é daqueles que acreditam que o dia só pode começar depois de uma bela xícara de café, temos uma notícia: não é ideal tomar café da manhã muito cedo ou logo ao acordar. Quer saber o porquê? Clique aqui.

Além de estimular o organismo e diminuir a sensação de cansaço – seja ela física ou mental -, a cafeína também:

  • Auxilia a memória;
  • Melhor a saúde do fígado;
  • Aumenta a concentração;
  • Melhora o reflexo (já que você fica em estado de alerta)
  • Acelera o metabolismo
  • Diminui o risco de alguns tipos de câncer

Outros mitos e verdades sobre a cafeína

Para finalizar o nosso texto, vamos explorar outros mitos e verdade que, assim como a desidratação, assombram os amantes de um bom café.

O café tira o sono

DSim! A cafeína, na verdade, inibe dois hormônios importantíssimos para uma boa noite de descanso: a melatonina, que induz ao sono e a adenosina, que faz com que o cérebro identifique o sono.

É exatamente por isso que não é indicado tomar café a noite. É claro que existem casos de pessoas que acabam consumindo cafeína justamente porque querem passar a noite acordados, trabalhando, estudando ou resolvendo outras pendências. Entretanto, é importante ter em mente, também, que o corpo precisa descansar.

Levando em consideração que você precisa dormir, o ideal é cortar o café entre 6 e 8 horas antes do horário de dormir. Dessa maneira, você garante que a cafeína presente no seu organismo não te deixará com insônia.

Se você pretende saber qual é a melhor hora para consumir cafeína durante o dia? Nós escrevemos um artigo muito detalhado. Clique aqui para ver!

a cafeína desidrata

Cafeína da dor de cabeça

Não é verdade. E se fosse um fato, a ciência já teria descobertos, pois há grandes e variados estudos sobre a reações da cafeína no organismo humano. Inclusive, a cafeína está presente em uma série de medicamentos que ajudam a combater as dores de cabeça e enxaquecas mais graves.

Nesse sentido, não haveria uma lógica em utilizar a cafeína para combater uma cefaleia se ela mesma fosse a causadora do problema, certo?

Caso você tenha percebido que, ao tomar café, você ficou com dor de cabeça, a explicação é outra. A cafeína acelera o sistema nervoso e, caso você já esteja agitado, nervoso ou ansioso, aí sim você pode sentir um desconforto.

Cafeína em excesso faz mal.

Não há como negar. Tudo, exatamente tudo, em excesso faz mal à nossa saúde. Com o café, ainda que seja um dos maiores prazeres da vida, não poderia ser diferente, não é mesmo?

Como dissemos nesse artigo, o café é uma bebida ácida e faz com que o nosso corpo também produza mais ácidos para quebrar as moléculas de cafeína, assim, se você consumir quantidades absurdas de café, você pode ter um problema no estômago.

Por outro lado, para o café ser letal ou fazer um mal incorrigível, seria necessário que você consumisse mais de 100 xícaras em um único dia. Ou seja, é (quase) impossível!

Apesar do brasileiro ser um dos maiores consumidores de café do mundo, de acordo com a Organização Internacional do Café, ninguém tem o costume de consumir tanta cafeína assim.

 

É apaixonado por café?

Agora que você já sabe que cafeína não desidrata e que, para diminuir alguns sintomas, basta equilibrar o consumo de cafeína, descubra como e onde encontrar o melhor café do mundo! Clique aqui.

Artigos Recomendados

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo!

Apaixonado por café? Descubra como encontrar o melhor café do mundo! Está preparado para descobrir como e onde encontrar o melhor café do mundo? Se você é amante de uma boa xícara de café, definitivamente, …

Qual o preço justo a pagar por grãos de café ?

Qual o preço justo a pagar por grãos de café ?  Após desenvolver seu paladar, você vai descobrir que existem diversos tipos de café diferentes e, principalmente, com preços variados. Desde os grãos de café …

Café Descafeinado – Eliminando a Cafeína

Café descafeinado Eliminando a cafeína O café descafeinado é para algumas pessoas uma boa alternativa ao café expresso normal com a particularidade da cafeína ter sido removida. O cafe expresso é uma das bebidas mais …

Café Expresso Vs. Cappuccino qual o vencedor

Café Expresso Vs Cappuccino qual o melhor? O café expresso e o cappuccino são bebidas icônicas, e cada uma dessas bebidas possuem suas peculiaridades que as destacam. Como você já sabe, o cappuccino usa expresso na …

Será que vale a pena comprar café orgânico certificado?

Será que vale a pena comprar café orgânico certificado? O movimento pelo uso de alimentos orgânicos está causando cada vez mais impacto e aumento em todo o mundo. Os principais alimentos procurados pelos consumidores são as …

Scroll to Top